OSCE VIRTUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21864Palavras-chave:
Educação, Treinamento por Simulação, Informática MédicaResumo
INTRODUÇÃO:O OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado) é uma metodologia de avaliação que simula situações clínicas para testar habilidades clínicas e de comunicação (Smee S, Coetzee K, Bartman I, Roy M, Monteiro S, 2022), e a modalidade virtual é importante devido à sua flexibilidade e acessibilidade, especialmente em contextos desafiadores; entretanto, a falta de literatura e padronização do OSCE virtual representa um obstáculo para sua implementação generalizada e avaliação consistente (Saad SL, et al, 2022). OBJETIVO: Encontrar na literatura artigos e estudos sobre o uso, a eficácia e a validade do OSCE virtual no Brasil e no mundo, por meio de uma revisão sistemática de literatura, utilizando a base de dados PUBMED e SCIELO. MÉTODOS: Esse estudo realizou uma revisão sistemática da literatura a partir da metodologia prisma, utilizando a base de dados PUBMED e SCIELO. RESULTADOS: Os resultados foram baseados na análise de critérios como número de pacientes, plataformas utilizadas e classes profissionais na área da saúde. Os artigos mostraram feedback positivo do OSCE virtual em estudantes e docentes, e também abordaram dificuldades heterogêneas e sua repercussão na implementação. CONCLUSÃO: O OSCE virtual é uma abordagem eficaz e válida para o treinamento e avaliação de competências clínicas, oferecendo benefícios como flexibilidade e recursos multimídia. No entanto, é necessário superar desafios como falta de padronização, fadiga online e garantir integração e treinamento adequados. Recomenda-se a implementação do OSCE virtual com diretrizes e padrões, além de pesquisas adicionais para fortalecer as evidências e orientar sua implementação sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.