USO DA TELENFERMAGEM NO MONITORAMENTO DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21588Palavras-chave:
Telenfermagem, Tecnologia da Informação, Consulta RemotaResumo
INTRODUÇÃO: A telenfermagem, é uma abordagem nova e recém regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), na Resolução 696/2022. É uma forma de proporcionar um atendimento efetivo e resolutivo para o paciente a distância com variadas vantagens. Sendo assim, faz-se necessário relatar à alunos da graduação sobre esse assunto para o seu melhor entendimento às práticas inovadas na enfermagem. OBJETIVO: Descrever o uso da telenfermagem no monitoramento a saúde. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A pesquisa foi realizada no período de outubro de 2021 a março de 2023, por meio de um estágio extracurricular vivenciado por uma acadêmica de enfermagem. A estratégia utilizada foi o acompanhamento dos pacientes via contato telefônico para realização de educação em saúde, monitoramento, consultoria e acolhimento de demandas espontâneas. RESULTADOS: As consultas eram registradas nas planilhas do Microsoft Excel, compartilhado do setor e o registro de enfermagem realizado no sistema interno da instituição de saúde, destacando mudanças repentinas ou postergadas na saúde do paciente avaliado, resultados de exames, intervenções resultantes positivamente ou negativamente. DISCUSSÃO: Percebe-se que em decorrência da diversidade das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) utilizadas na telenfermagem, torna-se necessário a compreensão do processo de comunicação neste contexto para subsidiar evidências e aprimorar o cuidado prestado aos pacientes. Sendo assim, é possível observar que a telenfermagem no atual contexto de saúde tornou-se uma prática fortalecida, principalmente durante a pandemia. CONCLUSÃO: Com base nos resultados da pesquisa, pode-se reforçar a relevância da telenfermagem, pois este proporciona favorecimento do vínculo das relações de confiança e a sensação de proximidade, integração, proteção e segurança para expressar necessidades, expectativas e sentimentos na relação profissional e paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.