AÇÕES EDUCATIVAS E PROTAGONISMO ACADÊMICO

PRÁTICAS QUE INCENTIVAM A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

  • Cisnara Pires Amaral Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
  • João Inácio Dias Viero Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Emanuelly Pacheco Pivoto da Rosa Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Luana Casarotto de Borba Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Luíza Machado Ercolani Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4235

Palavras-chave:

Promoção da saúde, ações coletivas, disseminação de informações, aprendizado, interdisciplinaridade

Resumo

Trabalhar a promoção da saúde consiste em produzir ferramentas que auxiliem a comunidade a desenvolver a criticidade diante de hábitos e atitudes que se tornam rotineiros, e que acabam prejudicando a saúde individual e coletiva. Assim, o trabalho consiste em relato de experiência realizado através de atividades desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Saúde e Meio Ambiente (LiASM) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/Santiago, onde ocorreu a realização de oficinas de extensão para trabalhar o descarte incorreto de medicamentos, as principais zoonoses emergentes e uma campanha de vacinação junto ao Interact. As atividades ocorreram em espaços formais e informais de aprendizagem, envolveram planejamento, coleta de medicamentos vencidos, visualização de espécies de morcegos da coleção zoológica da Universidade e incentivo a vacinação de poliomielite. Para análise dos resultados utilizou-se a Teoria Fundamentada dos Dados (TFD) onde ocorreu a elaboração da categoria central, intitulada: Promoção da saúde e saber científico, delimitando 3 categorias de análise: promoção da saúde na escola; saúde em espaços não formais, protagonismo acadêmico e disseminação de conhecimento. Conclui-se que ações educativas que envolvem as ligas acadêmicas promovem conhecimento, disseminação de informações, alfabetização científica; além de auxiliar a comunidade local a desenvolver a criticidade, auxiliando a promoção da saúde de forma individual e coletiva.

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Publicado

2024-07-08

Como Citar

Pires Amaral, C., Dias Viero, J. I. ., Pacheco Pivoto da Rosa, E., Casarotto de Borba, L., & Machado Ercolani, L. (2024). AÇÕES EDUCATIVAS E PROTAGONISMO ACADÊMICO: PRÁTICAS QUE INCENTIVAM A PROMOÇÃO DA SAÚDE. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 5(3), 01–07. https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4235

Edição

Seção

Relato de caso