INFLUÊNCIA DA SELETIVIDADE ALIMENTAR PARA O ESTADO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA: REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21910Palavras-chave:
Seletividade Alimentar, Estado Nutricional, InfânciaResumo
INTRODUÇÃO: A seletividade alimentar infantil (SA) é caracterizada pelo consumo limitado de alimentos e extrema resistência para experimentar novos sabores. OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo analisar as consequências da seletividade alimentar para o estado nutricional em crianças e quais as possíveis causas. METODOLOGIA: A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão integrativa da literatura. Através das bases, LILACS, Medline e PePSIC, Scielo, PubMed. A busca foi realizada por meio do acesso ao sítio eletrônico das mesmas, mediante o cruzamento dos descritores em português e inglês: “Seletividade alimentar”,” Estado nutricional", "Infância". RESULTADOS: A busca resultou a princípio em 25 artigos, após aplicação dos critérios de inclusão, resultou em 5 artigos. DISCUSSÕES: Após análise dos trabalhos selecionados, percebeu-se que o estado nutricional em crianças seletivas possui deficiência de zinco foram significativamente associadas a comportamentos alimentares exigentes, níveis de desenvolvimento mais baixos e atividade física pobre. As possíveis causas estão relacionadas ao comportamento materno, além da pressão para comer, uma vez que acham insuficiente o que a criança consumiu. CONCLUSÕES: Sugerem novos estudos na área para auxiliar os profissionais na interferência da seletividade alimentar no estado nutricional da criança e identificar possíveis quadros de risco nutricional para o crescimento e desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.