DIABETES MELLITUS TIPO 3C SECUNDÁRIO À PANCREATITE CRÔNICA ALCOÓLICA
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4311Palavras-chave:
Pancreatite alcoólica, Pancreatite crônica, Diabetes, AlcoolismoResumo
Introdução: O Diabetes secundário à doença pancreática crônica, classificado como Diabetes Mellitus tipo 3c, é causado por uma inflamação no pâncreas gerando disfunção celular e diminuição da sensibilidade hepática e dos níveis de glucagon, causando, portanto, resistência periférica à insulina. Objetivo: Este estudo tem como objetivo revisar sobre o tema DM3c, nos aspectos relacionados ao diagnóstico, quadro clínico, danos pancreáticos identificáveis e tratamento correto. Metodologia: Esta revisão sistemática utilizou métodos explícitos e sistematizados após a seleção das palavras-chaves e pesquisa no Descritores em Ciência de saúde (DeCs), para a seleção dos artigos nas bases de dados, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), incluindo LILACS e MEDLINE e Google Acadêmico, os fatores de inclusão (idiomas inglês, português e espanhol, e cronologia de 5 anos de 2018 a 2023). Utilizando critérios de seleção pré-definidos, foram selecionados 1.125 artigos, dos quais 94 foram escolhidos pelo título e após a leitura dos resumos e artigos completos restaram 8 trabalhos que foram selecionados para o presente estudo. Resultados: Um fator relevante sobre a relação entre pancreatite crônica e diabetes pancreatogênico destacado neste estudo foi que a maioria dos pacientes com Diabetes Mellitus tipo 3c apresenta a patologia da pancreatite crônica, estreitando a relação entre as duas doenças. Conclusão: O diabetes manifestado após a pancreatite crônica alcoólica é uma nova classe a ser estudada, pois os conceitos apresentados sobre o assunto são limitados. Assim, é perceptível a necessidade de estudos futuros para maior descrição patológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.