DESIGN E DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO MÓVEL PARA AUTOCUIDADO EM PESSOAS DIABÉTICAS NO ESTADO DO ACRE
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20944Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Mobile app, TecnologiaResumo
Introdução: a tecnologia é considerada uma forte aliada no tratamento e/ou acompanhamento de diversas doenças. Vários softwares para a saúde estão sendo criados e aperfeiçoados, sendo o diabetes uma das doenças em que o ambiente mobile possui inúmeras funcionalidades. Dessa forma, o desenvolvimento de um aplicativo móvel para as pessoas com diabetes tem a finalidade de contribuir para o controle glicêmico, além de ajudar os diabéticos a conhecerem melhor a doença, bem como efetivar o seu controle em qualquer lugar e horário, inclusive compartilhar estas informações pelo aplicativo com um profissional da saúde que já acompanhe sua evolução. Objetivo: desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis que auxilie as pessoas diagnosticadas com diabetes mellitus, considerando os comportamentos destacados pela American Association of Diabetes Education, no tocante ao autocuidado e autogerenciamento da doença, considerando as particularidades da região. Material e Método: estudo metodológico baseado no desenvolvimento de um aplicativo, voltado para a promoção do autocuidado de pessoas diagnosticadas com diabetes mellitus no estado do Acre, desenvolvido em três fases: revisão integrativa da literatura; planejamento para o desenvolvimento do aplicativo móvel; validação do aplicativo. Resultados esperados: espera-se com a construção do aplicativo, unir o desenvolvimento tecnológico, a educação em saúde, o monitoramento glicêmico e a promoção do auto cuidado, proporcionando uma opção de utilizar um veículo de conhecimento para as pessoas diagnosticadas com diabetes. Conclusão: o estudo mostra que o desenvolvimento do aplicativo móvel voltado para pessoas diabéticas pode ser uma ferramenta de ajuda ao diabético, para que assim o tal possa promover o autocuidado de forma mais efetiva, além de um veículo de comunicação e monitoramento para o profissional de saúde que o acompanha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.