PROCEDIMENTOS RÁPIDO DE INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL NA PEDIATRIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21858Palavras-chave:
Criança, Intubação, Endotraqueal, PediatriaResumo
INTRODUÇÃO: A intubação endotraqueal tem se mostrado necessária em unidades de cuidados intensivos e atendimentos de urgência e emergência. Surgem, na pediatria, por serem uma das principais sequências utilizadas na prática clínica e por apresentar rápida intervenção, consistindo em uma administração sequencial de drogas sedativas, analgésicas e bloqueadores neuromusculares. OBJETIVOS: Evidenciar as medicações utilizadas na sequência rápida de intubação pediátrica, conforme as indicações de uso para cada paciente na sala de urgência e Centro de Terapia Intensivo (CTI). MÉTODOS: Refere-se como uma revisão bibliográfica norteada em artigos científicos publicados entre o período compreendido aos anos de 2001 a 2023 e disponibilizados na base de dados SciELO e PubMed, e decorrentes de outras fontes de pesquisas cientificas como o Google Acadêmico. RESULTADOS: O manuseio da via aérea na criança está relacionado à sua fisiologia e anatomia, além de fatores específicos que influenciam decisivamente no seu sucesso. As principais indicações são manter permeável a aérea e controlar a ventilação. A intubação traqueal determina alterações cardiovasculares e reatividade de vias aéreas. A via aérea difícil pode ser reconhecida pela escala de Mallampati. A utilização da sequência rápida de intubação tem sido recomendada cada vez mais em pediatria, por facilitar o procedimento e apresentar menores complicações. CONCLUSÃO: Nota-se, posteriormente as pesquisas, que diante do supracitado dessa problemática, buscou-se analisar estudos e artigos científicos sobre procedimento rápido de intubação endotraqueal em pediatria, tornando uma abordagem prática em situações de urgência. tornando-o eficaz para atendimento rápido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.