DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS INFORMATIZADAS EM PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE PARA ALERTA DE ACIDENTES DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4525Palavras-chave:
Notificação, Ocupação, Saúde, Informática, EmergênciasResumo
Introdução: O acidente de trabalho e a doença ocupacional representam um sério problema para a economia nacional e mundial. Uma das formas de subnotificação acidentária ocorre nas unidades de urgência e emergência, onde muitas vezes, deixa-se de perguntar sobre a ocupação do usuário. A falta dessa informação leva a não perceber no paciente um trabalhador, impossibilitando estabelecer o nexo entre o acidente ocorrido e trabalho. Objetivos: relatar a experiência do desenvolvimento e implantação de ferramentas informatizadas dentro de um Prontuário Eletrônico do Paciente, de modo a evidenciar a ocupação do usuário, visando aumentar a notificação dos acidentes de trabalho. Material e Métodos: Trata-se de relato de experiência, em que a estrutura metodológica compreendeu as fases de desenvolvimento e implantação e execução, cada uma com subfases e as respectivas ações. Resultados: As ferramenta foram inseridas no Prontuário Eletrônico do Paciente e implementadas com sucesso em uma UPA 24h de Maceió, sendo considerado um projeto piloto. Conclusão: As ferramentas desenvolvidas mostraram-se como uma forma prática de minimizar as subnotificações dos acidentes de trabalho, sendo versátil e de fácil utilização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.