FLUXO DE ATENDIMENTO PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL: UM RELATO DE EXPERÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21000Palavras-chave:
Violência contra a mulher, Fluxo de trabalho, Enfermagem 3Resumo
INTRODUÇÃO: A Organização Mundial de Saúde define como Violência Sexual todo ato sexual, tentativa de consumar um ato sexual ou insinuações sexuais indesejadas, independentemente da relação desta com a vítima. Diante de um cenário de vulnerabilidade às mulheres, é necessário políticas de saúde que promovam segurança e cuidado especializado. OBJETIVO: Relatar a experiência da utilização de um fluxo de atendimento para mulheres vítimas de violência sexual. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Vivenciada na emergência de uma maternidade de Fortaleza/CE, de setembro a janeiro de 2023. A coleta de dados ocorreu a partir da percepção de quatro internos do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública, durante o atendimento a mulheres vítimas de violência sexual. RESULTADOS: Os internos prestaram assistência de enfermagem a cerca de 20 mulheres vítimas de violência sexual. O Acolhimento é o primeiro contato com profissionais da saúde que as pacientes tem na emergência. Nesse momento é realizado uma escuta qualificada, além de coleta de sinais vitais e direcionamento para atendimento obstétrico/ ginecológico. Nos casos de violência sexual, o local de estudo dispõe de fluxo de atendimento especializado, denominado Superando Barreiras. O enfermeiro do acolhimento recebe as pacientes e identifica que se tratam de vítimas de violência sexual, acionam a equipe de apoio psicossocial. São oferecidos teste rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, consulta obstétrica e teste de gravidez. CONCLUSÃO: Como futuros enfermeiros, a vivência de atendimentos no SB capacitou os internos para uma prática humanizada, que compreende a importância de uma escuta qualificada e treinada. Acolher, proteger e direcionar foram os verbos executados por eles. A preocupação em resguardar a vida, o sigilo e discrição dos casos em cada passo do fluxo, os preparam para serem profissionais diferenciados ao mercado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.