COMPARAÇÃO DE ÓBITOS POR NEOPLASIAS MALIGNAS NO BRASIL: 2000-2020
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22933Palavras-chave:
Óbito, Neoplasias Malignas, MorbimortalidadeResumo
INTRODUÇÃO: Neoplasias malignas (NM) — ou câncer — são uma das principais causas de morbidade e mortalidade global. No Brasil, as mudanças demográficas, urbanização, industrialização e avanços científicos e tecnológicos têm alterado o perfil de morbimortalidade, com um foco maior em doenças crônicas degenerativas. OBJETIVO: Comparar a quantidade de óbitos por NM no Brasil entre os anos de 2000 a 2020. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa e caráter retrospectivo, realizado no mês de julho de 2023. RESULTADOS: Identificou-se que as NMs com maior número de óbitos foram as com acometimento de órgãos digestivos, representando 32,3% do total de mortes, enquanto que NMs locais múltiplos independentes primários correspondem apenas a 0,11% dos óbitos. Além disso, observa-se um aumento gradual durante o intervalo de 20 anos, implicando uma possível negligência em intervenções preventivas para diagnóstico precoce da doença. CONCLUSÃO: Torna-se evidente que o câncer é uma doença que aumentou no cotidiano dos brasileiros entre 2000 e 2020, esse fator pode ser explicado devido ao envelhecimento da população e de hábitos de vida inadequados, sendo assim essencial o investimento em novos estudos e a realização de exames de prevenção
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.