VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E A AUTONOMIA DA MULHER DURANTE O PERÍODO GRAVÍDICO E PUERPERAL
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3652Palavras-chave:
Violência obstétrica, Humanização da Assistência, Direito sexual reprodutivo, Autonomía PessoalResumo
Objetivo: Esta revisão integrativa, tem como objetivo analisar a autonomia da mulher e a existência da violência obstétrica em vários âmbitos que englobam o processo gravídico, desde o pré até o pós-parto. Metododogia: Essa revisão foi realizada através das bases de dados Scientific Eletronic Library Online e PubMed, utilizando os descritores “Violência obstétrica”, “Direito sexual e reprodutivo”, “Humanização da assistência” e “Autonomia pessoal” entre os anos 2017 e 2022. Resultados: Sendo assim, foi pré-selecionado 598 artigos. Após o refinamento foram utilizados 13 artigos para a criação do presente trabalho. Conclusão: E conclui-se que a violência obstétrica é uma realidade em várias unidades de saúde do pais, há uma resistência a essa conceituação, e também uma limitação em relação aos estudos que referem a ao direito sexual e reprodutivo e humanização da assistência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.