DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO PROCESSO DE DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3649Palavras-chave:
Transplante, Doação de órgãos, DificuldadesResumo
Objetivo: esse trabalho busca desvendar as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde no processo de doação e transplante de órgãos no Brasil. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica, realizada nas bases de dados: Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SciELO, Lilacs e Pubmed, nos idiomas de publicação português e inglês, período de publicação entre 2018 e 2022, somando o total de 11 artigos para a amostra final da revisão. Conclusão: Conclui-se que apesar dos avanços nos últimos anos e do papel de destaque do sistema de saúde público do Brasil na doação e transplante de órgãos, os profissionais de saúde ainda enfrentam empecilhos na efetivação do processo. Dentre eles merece destaque a falta de capacitação adequada da equipe multidisciplinar, que impulsiona um fator de extremo enfoque na literatura: a recusa familiar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.