TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DE HIV/AIDS NO BRASIL E PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3643Palavras-chave:
Vírus da Imunodeficiência Adquirida, Farmacologia, AntirretroviraisResumo
Introdução: O Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV) é um retrovírus da família Retroviridae. Esse vírus ao entrar no corpo humano atinge as células de defesa, majoritariamente os linfócitos CD4+. Segundo os dados do UNAIDS de 2020, cerca de 80 milhões de pessoas foram infectadas desde o início de uma pandemia que marca pronunciadamente o final do século XX. Objetivo: O objetivo deste estudo foi descrever as opções de tratamentos farmacológicos de HIV/AIDS atuais e os novos avanços para o tratamento desta infecção. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica cujas pesquisas foram realizadas a partir de publicações já existentes, fazendo uma análise crítica das mesmas. As buscas foram realizadas em base de dados: Google acadêmico e LILACS. Optou-se pelas três bases de dados com o intuito de obter o maior número possível de informações em publicações científicas. Utilizando palavras-chave como: epidemiologia do HIV, HIV Farmacologia, incidência da Aids. Resultados e discussão: Como amostra final restaram 20 artigos. Após as revisões os resultados mostram que o protocolo de tratamento inicial é composto pelo uso de três antirretrovirais, dois são ITRN/ITRNt (inibidor da transcriptase reversa análogo de nucleosídeo/nucleotídeo) e um de outra classe, podendo ser ITRNN, IP/r ou INI. Desse modo, as opções farmacológicas utilizadas atualmente são, tenofovir, lamivudina e dolutegravir. Atualmente encontra-se programas de tratamento atingindo boa parte da população infectada pelo HIV, com reflexos claros sobre a morbimortalidade. A introdução de novos métodos de prevenção, a perspectiva de vacinas, novas e melhores drogas antirretrovirais e mesmo os avanços graduais em direção à erradicação da infecção. Conclusão: Nesse trabalho, através das pesquisas, concluímos que a terapia combinada é de grande eficácia possibilitando uma maior qualidade de vida para os PVHIV. Logo, faz-se necessário a adesão correta ao tratamento dos antirretrovirais. No entanto, houve dificuldades em encontrar estudos atualizados e esquemas terapêuticos do HIV que pudessem ser utilizados para o tratamento, visando agregar e aprofundar conhecimento acerca dessa temática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.