PRODUÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE O HIV PARA MULHERES
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21936Palavras-chave:
Mulheres, HIV, Tecnologia educacionalResumo
INTRODUÇÃO: A infecção causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua síndrome da imunodeficiência humana (aids), são considerados um problema de saúde pública no cenário mundial. O HIV corresponde ao agente causador da aids, responsável por atacar o sistema imunológico do ser humano, e que apresenta uma maior predileção por causar infecções em células do organismo como, os linfócitos T (LT) CD4+, os macrófagos e as células dendríticas. OBJETIVO: Descrever a experiência de graduandas de enfermagem na construção de uma cartilha educativa sobre o HIV voltado para mulheres. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência com o propósito de apresentar a produção e divulgação de uma tecnologia, em forma de cartilha educativa. A pesquisa foi realizada por discentes de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. RESULTADOS: A construção da cartilha se deu forma sequencial, com as seguintes etapas: escolha do conteúdo; levantamento bibliográfico da temática; seleção da plataforma a ser utilizada; criação do design da cartilha; e exposição da cartilha em sala de aula. CONCLUSÃO: Buscou-se no desenvolvimento da cartilha, fornecer informações precisas, relevantes e acessíveis para as mulheres, com o objetivo de aumentar sua conscientização sobre o HIV e prevenir novas complicações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.