DISPENSAÇÃO DA PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO AO HIV NO ESTADO DO PIAUÍ: CARACTERIZAÇÃO DE 2018 A 2022
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20818Palavras-chave:
Profilaxia pós-exposição, HIV, Distribuição temporalResumo
INTRODUÇÃO: A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) consiste em uma das estratégias do modelo de prevenção combinada preconizada pelo Ministério de Saúde (MS), como forma de minimizar a transmissão do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). OBJETIVO: Descrever a distribuição da PEP no estado do Piauí, no período de 2018 a 2022. MÉTODOS: Estudo descritivo, com dados secundários coletados no Painel PEP, do Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do MS. A coleta das informações ocorreu em maio de 2023. As variáveis foram raça, faixa etária, grupos populacionais e tipo de exposição ao HIV. Para a análise descritiva, realizou-se as frequências absoluta e relativa das dispensações ao longo dos anos. Por tratar-se de um estudo com dados secundários e sem identificação dos indivíduos que compõem a amostra, o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa foi dispensado. RESULTADOS: Observou-se um aumento considerável na análise de dispensação da PEP no período do estudo, sendo que em 2022 ocorreu o maior número de dispensação. A dispensação da profilaxia foi predominante para pessoas pardas, de 25 a 39 anos, homens e mulheres cis, com exposição sexual consentida. CONCLUSÃO: Foi possível identificar as características dos usuários ao longo dos anos, fato importante para análise das ações e do perfil da população que busca a PEP. Logo, ressalta-se a importância e necessidade de mais incentivos e desenvolvimento de políticas estratégicas para facilitar o alcance aos métodos de prevenção ao HIV.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.