CARACTERIZAÇÃO DOS SUBTIPOS DE LINFOMA DE BURKITT
ESPORÁDICO, ENDÊMICO E POR IMUNODEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3836Palavras-chave:
Linfoma de Burkitt, imunodeficiência, endêmico, esporádicoResumo
Introdução: O Linfoma de Burkitt (LB), cuja história se iniciou na década de 1950 a partir de observações do cirurgião Denis Burkitt no continente africano, é um tipo de Linfoma não Hodgkin (LNH) caracterizado por uma translocação no gene Myc no centro germinativo dos linfonodos, é altamente invasivo e proliferativo, sendo o tumor humano que mais rapidamente duplica de tamanho. Possui 3 etiologias conhecidas: endêmica, esporádica e por imunodeficiência. Objetivo: O projeto buscou demonstrar as diferenças clínicas e epidemiológicas do linfoma de Burkitt, diante das similaridades entre as etiologias. Metodologia: Foi realizada uma revisão da literatura que abrangeu estudos de casos clínicos dos diversos subtipos, a fim de compará-los. Resultados: Os subtipos do linfoma distinguem conforme o fator desencadeador, polimicrobianos ou ainda desconhecido, mas possuem em comum as características genéticas e histológicas, bem como, atualmente, tratamento indicado. Conclusão: Esses achados destacam a importância de entender as características individuais de cada etiologia do LB, a fim de fornecer um diagnóstico precoce e um tratamento adequado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.