CARACTERIZAÇÃO DOS SUBTIPOS DE LINFOMA DE BURKITT

ESPORÁDICO, ENDÊMICO E POR IMUNODEFICIÊNCIA

Autores

  • Julia Miotti Instituto de Biociências de Botucatu, Universidade Paulista ”Júlio de Mesquita Filho
  • Cristina Ferreira Ramos Rossetto Setor de Hematologia, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina e Botucatu, Universidade Paulista ”Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3836

Palavras-chave:

Linfoma de Burkitt, imunodeficiência, endêmico, esporádico

Resumo

Introdução: O Linfoma de Burkitt (LB), cuja história se iniciou na década de 1950 a partir de observações do cirurgião Denis Burkitt no continente africano, é um tipo de Linfoma não Hodgkin (LNH) caracterizado por uma translocação no gene Myc no centro germinativo dos linfonodos, é altamente invasivo e proliferativo, sendo o tumor humano que mais rapidamente duplica de tamanho. Possui 3 etiologias conhecidas: endêmica, esporádica e por imunodeficiência. Objetivo: O projeto buscou demonstrar as diferenças clínicas e epidemiológicas do linfoma de Burkitt, diante das similaridades entre as etiologias. Metodologia: Foi realizada uma revisão da literatura que abrangeu estudos de casos clínicos dos diversos subtipos, a fim de compará-los. Resultados: Os subtipos do linfoma distinguem conforme o fator desencadeador, polimicrobianos ou ainda desconhecido, mas possuem em comum as características genéticas e histológicas, bem como, atualmente, tratamento indicado. Conclusão: Esses achados destacam a importância de entender as características individuais de cada etiologia do LB, a fim de fornecer um diagnóstico precoce e um tratamento adequado.

Downloads

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Miotti, J., & Rossetto, C. F. R. (2023). CARACTERIZAÇÃO DOS SUBTIPOS DE LINFOMA DE BURKITT: ESPORÁDICO, ENDÊMICO E POR IMUNODEFICIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(4), 1–10. https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3836

Edição

Seção

Artigos de Revisão