AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO TRATAMENTO CIRÚRGICO DO CÂNCER DE MAMA NA FUNÇÃO SEXUAL E AUTOIMAGEM FEMININA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3669Palavras-chave:
Câncer de mama, Mastectomia, Quadrantectomia, Desempenho sexual, Autoestima, AutoimagemResumo
Introdução: Infere-se que as possibilidades de tratamento do câncer de mama possuam diversos impactos na autoimagem do corpo e na função sexual feminina. Portanto, é necessário que se compreenda essa relação, visando fornecer o melhor método cirúrgico, suporte e qualidade de vida possíveis. Objetivo: Avaliar o impacto dos diferentes tratamentos cirúrgicos do câncer de mama na função sexual e autoimagem feminina. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal analítico quantitativo. Foram entrevistadas 65 mulheres que realizam acompanhamento no Hospital de Esperança entre o período de Janeiro de 2022 a Julho de 2022. Os critérios de inclusão utilizados foram: (1) Diagnóstico histopatológico de câncer de mama; (2) Idade superior a 18 anos; (3) Tratamento cirúrgico oncológico da mama completo; (4) Atendimento no Hospital de Esperança; (5) Assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Os instrumentos para coleta de dados utilizados foram: questionário do Quociente Sexual - Versão Feminina, escala de autoestima de Rosenberg e Escala de silhuetas de Stunkard. Resultados: Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos submetidos à mastectomia ou à quadrantectomia quanto ao desempenho sexual, autoestima e autoimagem. Todavia, mais da metade dessas mulheres (52,3%) apresentam desempenho sexual nulo a desfavorável. Ainda, cerca de 1/3 das mulheres entrevistadas tem baixa autoestima (27,7%) e mais de 2/3 estão insatisfeitas com sua imagem. Conclusão: Mulheres mastectomizadas foram mais afetadas no quesito desempenho sexual. Quanto a autoestima, ambos os grupos consideraram em ter boa autoestima, porém, o nível de satisfação com o próprio corpo mostrou-se deficitário em todos os tratamentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.