O USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA DE COMBATE ÀS FAKE NEWS NA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21878Palavras-chave:
Podcast, Tecnologias, Fake NewsResumo
INTRODUÇÃO: Os podcasts surgiram como uma ferramenta particularmente versátil para educadores, proporcionando agilidade na criação e distribuição de conteúdo, o que possibilita sua utilização como recurso pedagógico, podendo ser utilizado como tecnologia de acessibilidade para produção de conteúdo científico para fins educacionais. Surgem como uma forma crescente de recurso midiático digital que complementa o processo educativo ao fornecer informações precisas e cientificamente embasadas à população. O estudo teve como objetivo relatar a experiência de estudantes de graduação na criação de podcast a fim de combater as Fake News e gerar educação em saúde. MÉTODOS: A criação dos podcasts ocorreram em cinco momentos, o primeiro foi realização de pesquisas na internet a fim de identificar os assuntos mais discutidos e propícios a ter notícias falsas, segundo momento era construção do roteiro por meio de pesquisas em bases de dados, terceiro momento se deu pela gravação dos áudios e o quarto momento foi a edição desses áudios utilizando o software Audacity, o quinto e último momento se deu na divulgação desses episódios pelo WhatsApp e Instagram. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Foram divulgados quatro episódios, dentre as temáticas discutidas nos áudios estão: o que seria ciência e o que é ser um cientista, o que são vírus e como eles surgiram , o que é a Malária e Febre Amarela. O podcast se destaca dentre as tecnologias utilizadas como aporte na área da saúde, pois trata-se de um material de áudio online que pode ser acessado a qualquer momento por meio do aparelho celular, computador e até televisão. CONCLUSÃO: O podcast permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades em comunicação para combater as fake news na área da saúde, destacando a necessidade de criar materiais tecnológicos para disseminar informações verdadeiras sobre as temáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.