AVALIAÇÃO GERIÁTRICA AMPLA DE IDOSOS ACOMPANHADOS EM CENTRO DIA DE BOTUCATU SP
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4574Palavras-chave:
Idoso, Geriátrico, Avaliação, Envelhecimento, InstrumentoResumo
Introdução: A expectativa de vida mundial está aumentando, tornando importante a avaliação da população idosa em centros de convivência para discutir as atividades e a qualidade de vida dos idosos. Objetivo: Analisar os idosos do Centro de Convivência do Idoso “Aconchego” em Botucatu, focando nas síndromes geriátricas, capacidade funcional e uso de medicamentos, com uma perspectiva global. Materiais e Métodos: Realizou-se um estudo observacional transversal entre janeiro de 2018 e abril de 2019, utilizando uma avaliação geriátrica ampla (AGA) nos domínios de capacidade funcional, cognição, humor, déficits sensoriais, nutrição, fragilidade, continência urinária e questões sociais e familiares. Idosos com demência foram classificados quanto à gravidade pelo Clinical Dementia Ratio (CDR). Uma busca bibliográfica foi realizada em novembro de 2024 nas bases de dados Scielo, Pubmed e BVS, focando em estudos dos últimos cinco anos. Resultados: A amostra consistiu de 76 idosos, com média de idade de 80,6 ± 8,0 anos; 94,2% apresentaram comprometimento cognitivo pelo MEEM e 47,4% tinham diagnóstico prévio de demência, com 41,7% classificados com demência leve. Observou-se uma relação significativa entre a dependência funcional nas Atividades de Vida Diária (ABVD) e a síndrome de fragilidade. Conclusão: A AGA é vital na avaliação do idoso em centros de convivência, permitindo a elaboração de atividades específicas e contribuindo para a assistência e qualidade de vida dos idosos, além de orientar as políticas públicas existentes e futuras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.