CINEMA NA CONSTRUÇÃO DA CRITICIDADE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO CINECLUBE
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21915Palavras-chave:
Cinematografia, Extensão Comunitária, Formação ProfissionalResumo
INTRODUÇÃO: O relato descreve a experiência do Projeto de Extensão Cineclube, realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), cujo objetivo é fomentar a reflexão crítica e humanística durante a formação profissional na área da saúde. O instrumento deste projeto de extensão são filmes e curtas-metragens brasileiros que apresentam e ampliam a compreensão de diversas realidades presentes no contexto brasileiro. Por meio de exibições cinematográficas coletivas, são promovidos debates sobre os conteúdos assistidos. OBJETIVO: Promover o amadurecimento das habilidades sociais dos participantes, proporcionando um ambiente de aprendizado colaborativo e interdisciplinar, através de projeções cinematográficas. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que utiliza o cinema, como uma ferramenta problematizadora para formação crítica por meio de debates, com o intuito de garantir profissionais autônomos, reflexivos e capacitados. RESULTADOS: Os resultados obtidos demonstraram melhorias na percepção crítica dos participantes e a compreensão do cinema como uma linguagem eficaz para a reflexão e o desenvolvimento pessoal e profissional na área da saúde. CONCLUSÃO: A utilização do cinema como ferramenta pedagógica contribui para uma formação mais ampla e humanizada dos futuros profissionais de saúde, para o estreitamento de laços com a comunidade e para o fortalecimento do senso crítico de sua população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.