Educação em saúde para a comunidade e para Agentes Comunitários de Saúde
relato de experiência extensionista
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4405Palavras-chave:
Saúde Pública, Educação em Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Projetos em Saúde, Diabetes mellitusResumo
A diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que impacta na qualidade de vida dos indivíduos. Nesse contexto, a extensão universitária na comunidade pode modificar hábitos que levam à prevenção de doenças e à promoção da saúde. O trabalho teve como objetivo apresentar a experiência da execução de um projeto de extensão desenvolvido no curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência, vivenciada por discentes voluntários. Essa ação buscou a educação em saúde, realizada por meio de apresentação de temas relacionados à diabetes para a comunidade e para Agentes Comunitários de Saúde. No período analisado, foram realizadas ações com 328 indivíduos, abordando fatores de risco, tipos, tratamentos, emergências e complicações da DM. Essa iniciativa pode servir como modelo para outras ações, melhorando a assistência à saúde da comunidade e a formação de futuros profissionais da saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.