PERCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DO MARKETING DIGITAL PELOS FISIOTERAPEUTAS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20961Palavras-chave:
Marketing Digital, Fisioterapia, Redes SociaisResumo
INTRODUÇÃO: O marketing (MKT), é definido como um processo social através do qual indivíduos obtém aquilo de que necessitam por meio da criação e troca de produtos e valores. O MKT digital é uma variação do MKT tradicional. OBJETIVO: Identificar a percepção e a utilização do marketing digital pelos fisioterapeutas na atuação profissional. MÉTODOS: Estudo descritivo e analítico de corte transversal com amostra voluntária, no qual foram convidados fisioterapeutas graduados no Brasil. Dados primários foram coletados através de um formulário on-line que contemplava um questionário sobre as características sociodemográficas e dados profissionais. Como também, a percepção e a utilização do marketing digital pelos fisioterapeutas para fins profissionais e os aspectos gerais na utilização do mesmo. RESULTADOS: Participaram do estudo 79 fisioterapeutas atuantes de Salvador, BA e São Paulo, SP. Destes, todos (100%) já tinham ouvido falar em marketing digital e 57 (72,2%) utilizavam o marketing digital para fins profissionais. Dentre eles, a maior parte (35,4%) objetivava a captação de novos clientes/pacientes, porém 46 (58,2%) não consideravam o seu conhecimento sobre MKT digital e redes sociais suficiente para atingirem os seus objetivos. De modo geral, a maioria (81,0%) dos participantes considerava que a utilização do marketing digital contribui para um melhor desenvolvimento profissional. CONCLUSÃO: Os achados desse estudo permitem concluir que os fisioterapeutas conhecem e utilizam o marketing digital na atuação profissional, todavia não consideram o conhecimento sobre o assunto satisfatório.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.