REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA AÇÃO DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE SAÚDE SEXUAL NA INTERNET
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/19468Palavras-chave:
Comunicação em Saúde, Saúde Sexual, Estudos de GêneroResumo
INTRODUÇÃO: O trabalho apresenta a experiência de implementação de um plano de comunicação científica no campo da saúde sexual. Nos últimos anos, temas relacionados a gênero e sexualidades foram capturados por ondas de pânico moral, sendo mote para ataques ao conhecimento científico, referendando agendas sociais conservadoras e opressivas. Movimento que repercutiu na diminuição de ações em saúde sexual e reprodutiva, resultando aumento de agravos nesses campos. OBJETIVO: O projeto objetiva contribuir para a promoção da saúde sexual e reprodutiva por meio da difusão do conhecimento produzido no Laboratório de Estudos da Sexualidade Humana (LabEshu), municiando profissionais de saúde, pesquisadores, estudantes universitários e população em geral (especialmente homens que fazem sexo com homens/HSH) com informações embasadas em evidências científicas. MÉTODOS: Iniciado em janeiro de 2023, o plano consta da produção e alimentação de site e perfis em redes sociais na internet, criação de materiais informativos e realização de seminário continuado presencial. RESULTADOS: Foram produzidos dois sites e criados perfis no Facebook, Instagram e Linktr.ee. O primeiro site é voltado para população em geral, especialmente profissionais e acadêmicos, que disponibiliza informações sobre o LabEshu, equipe e projetos desenvolvidos, bem como dá acesso à produção científica e de educação em saúde. O segundo site é direcionado à prevenção do HIV entre HSHs. Também foi criado um seminário continuado, cujo primeiro evento, realizado em março de 2023, consistiu no lançamento do plano de comunicação. Atualmente o projeto está na fase de divulgação dos veículos de comunicação, ampliando o número de seguidores e de visita aos sites, e criando estratégias de monitoramento e avaliação da efetividade e eficácia do trabalho. CONCLUSÃO: Os veículos tiveram uma boa receptividade, com sinalizações sobre a importância de dar visibilidade ao laboratório e temas abordados
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.