Os Efeitos da fisioterapia aquática na saúde mental e no sono em indivíduos com fibromialgia: Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4720Palavras-chave:
Fibromialgia, Fisioterapia Aquática, Saúde Mental, SonoResumo
Este trabalho apresenta uma revisão integrativa sobre os efeitos da fisioterapia aquática (FA) na saúde mental e no sono de indivíduos com fibromialgia, uma síndrome crônica caracterizada por dor generalizada, fadiga, distúrbios do sono e alterações emocionais. A pesquisa parte da constatação de que a fibromialgia ainda é pouco compreendida e frequentemente invisibilizada, afetando principalmente mulheres entre 30 e 55 anos. A revisão analisou estudos publicados entre 2020 e 2025, nas bases Scielo, PubMed, Lilacs e PeDro, utilizando os descritores fisioterapia aquática, sono, saúde mental e fibromialgia. A pesquisa resultou em quatro artigos. Os resultados apontam que a FA, por meio das propriedades terapêuticas da água (como temperatura aquecida, flutuação e pressão hidrostática), contribui significativamente para a redução da dor, melhora da qualidade do sono e diminuição de sintomas de ansiedade e depressão. Destaca-se também o método WATSU, uma abordagem que combina movimentos rítmicos em água morna com técnicas de relaxamento profundo, promovendo efeitos neurovegetativos positivos e estados alterados de consciência, o que favorece o bem-estar emocional. A discussão revela que a FA é uma alternativa não farmacológica segura, com efeitos físicos e psicossociais importantes, reforça a eficácia da FA no manejo multidisciplinar da fibromialgia, sugerindo sua adoção como recurso complementar no tratamento da síndrome.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.