DASHBOARD PARA MONITORAMENTO DE INDICADORES NO GERENCIAMENTO DE LEITOS: REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21962Palavras-chave:
Número de Leitos em Hospital, Tecnologia Digital, Indicadores de GestãoResumo
INTRODUÇÃO: A crescente demanda por serviços de saúde pressiona os gestores por racionalização do uso dos recursos de saúde para manutenção da qualidade e redução dos custos. .OBJETIVO: Mapear a produção literária disponível sobre os painéis gráficos (ou dashboards) voltados para subsidiar o gerenciamento de leitos hospitalares. MÉTODOS: Revisão de Escopo com a metodologia do Joanna Briggs Institute, e as recomendações do checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews – PRISMA-ScR. RESULTADOS: A busca nas bases de dados científicos e literatura cinza identificou um total de 1.356 (Pubmed: 246, Scopus: 376, Web of Science: 259, LILACS: 45, Google Scholar: 425, BDTD: 5). Excluídas as duplicatas (473), e 842 estudos que após avaliação dos títulos e resumos, não possuíam relação com o objeto da pesquisa. Foram avaliados na íntegra 48 estudos e destes 36 foram excluídos por não apresentarem painéis com monitoramento de indicadores relacionados ao gerenciamento de leitos. A amostra final foi comporta por 12 estudos que descreviam o uso de dashboards para o gerenciamento de leitos hospitalares. CONCLUSÃO: Os painéis gráficos colaboram para subsidiar a tomada de decisões e legitimá-las perante a população. Permitem que profissionais recebam uma infinidade de dados em tempo real organizados graficamente com ferramentas de análise, agilizando ações e melhorando a comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.