PERFIL DOS PACIENTES DO AMBULATÓRIO DE NEFROLOGIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE REFERÊNCIA ESTADUAL
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4490Palavras-chave:
Serviço de Saúde, Doença Renal Crônica, Continuidade da Assistência ao Paciente, Qualidade da Assistência à SaúdeResumo
INTRODUÇÃO: A Doença Renal Crônica (DRC) é a incapacidade dos rins de realizarem suas funções, de maneira parcial ou completa, por mais de três meses. Apresenta grande impacto socioeconômico, tornando-se um desafio de saúde pública mundial Ela pode ser classificada em estágios de acordo com a taxa de filtração glomerular. O Hospital Universitário de Sergipe (HU/SE) possui o único ambulatório de nefrologia do estado, sendo uma referência estadual. O objetivo o estudo é apresentar o perfil dos pacientes do ambulatório de Nefrologia do HU/SE. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, de caráter retrospectivo e transversal, realizado entre o mês julho de 2023 e março de 2024. As informações coletadas foram armazenadas no Microsoft Excel, e tratadas pela estatística descritiva. Foi considerado pertinente a análise das categorias: município de origem do paciente, sexo, origem do encaminhamento, motivo do encaminhamento, primeiro atendimento na instituição e estágio da DRC. RESULTADOS: Foram contabilizados 1.138 pacientes, destes 58% foram mulheres e 51% do município de origem Aracaju. O Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação (NUCAR) foi o responsável pelo maior número de encaminhamentos (29%), sendo as alterações nas escórias nitrogenadas o motivo de maior incidência dentre os encaminhamentos (13%). Ademais, 66% dos usuários foram classificados como primeiro atendimento e 46% não se enquadravam na categorização por DRC. CONCLUSÕES: O presente estudo mostra-se salutar à medida que caracteriza o público e viabiliza melhor planejamento da gestão. A partir dos resultados adquiridos será possível impulsionar e reorganizar os processos da assistência, aprimorando a qualidade do serviço.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.