A UTILIZAÇÃO DE AGENTES INTELIGENTES DE CONVERSAÇÃO (CHATBOTS) COMO FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DE CONDUTAS TERAPÊUTICAS NA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22952Palavras-chave:
Conversação, Tecnologia, SaúdeResumo
INTRODUÇÃO: Com o avanço tecnológico, os agentes de conversação ,como os chatbots ,e a telemedicina surgem como aliados para melhorar a qualidade de vida e a comunicação na área da saúde(.Essas tecnologias permitem o registro de sintomas e o atendimento remoto, monitorando o estado físico e psicológico dos pacientes, facilitando a prática clínica. OBJETIVO: analisar e avaliar como o uso de chatbots está influenciando na área da saúde como ferramenta de auxílio clínico.MÉTODOS:Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura por meio de busca nas bases de dados PUBMED e Biblioteca Digital ACM,utilizando os descritores “TELEMONITORAMENTO”, “TELEMEDICINA” e "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL” , para artigos dos últimos 5 anos ,disponíveis em inglês.RESULTADOS: Foi elaborada uma tabela com os 6 artigos selecionados ,estruturada conforme o ano de publicacão,o chatbot utilizado ,o objetivo da tecnologia e sua repercussão. CONCLUSÃO: O uso de agentes inteligentes de conversação (chatbots) tem se mostrado como uma ferramenta eficaz no tratamento, diagnóstico e monitoramento médico, além de fornecer benefícios para o paciente e para o sistema de saúde. Entretanto, mostra-se necessária uma ampliação do número de estudos sobre o tema, para que cada vez mais áreas da saúde sejam alcançadas pelos benefícios dessa tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.