INDICADORES DE PROCESSOS RELACIONADOS À DEGLUTIÇÃO OROFARÍNGEA DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DO DISTRITO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21933Palavras-chave:
Transtornos de deglutição, Indicadores de qualidade em assistência à saúde, FonoterapiaResumo
INTRODUÇÃO: Os distúrbios de deglutição, denominados de disfagia, é considerado um sintoma de alguma doença de base e estão associados ao aumento de morbidade e mortalidade, acarretando em complicações clínicas, como: desidratação, desnutrição e pneumonia aspirativa. O fonoaudiólogo é o profissional que avalia precocemente a deglutição e estabelece a via de alimentação mais segura. A utilização de indicadores por serviços de Fonoaudiologia permite melhorias nos processos assistenciais e trazem benefícios aos pacientes. OBJETIVO: Analisar os indicadores de qualidade de processos de pacientes com distúrbios de deglutição internados em uma unidade hospitalar de um hospital público do Distrito Federal, avaliados pela equipe de Fonoaudiologia. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo retrospectivo analítico. Os dados foram coletados dos prontuários dos pacientes utilizando um sistema de prontuário eletrônico e tabulados no Microsoft Excel. Para este estudo as variáveis analisadas foram as informações sobre indicadores de qualidade de processo. Este trabalho foi submetido à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com seres humanos, aprovado em 06/04/2023 com Número do Parecer: 5.988.413. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados obtidos se referem amostra de 459 pacientes sendo 58,38% do sexo masculino e 41,63% do sexo feminino. Os indicadores de processo demonstraram que quanto mais atendimentos o paciente tiver, (média de 4.12) mais rápida será sua reabilitação, (0 a 5 dias), bem como quanto maior o número de fonoaudiólogos disponíveis no setor maior será a capacidade da equipe em atender a demanda. CONCLUSÃO: O acompanhamento da equipe de Fonoaudiologia permite a interdisciplinaridade e cuidado integral do paciente, estando relacionado ao tempo menor de internação e percentual de colocação de vias alternativas para alimentação
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.