CENAS DO ANIME CELLS AT WORK! COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM VÍDEO NO ENSINO DE HISTOLOGIA

Autores

  • Julia Felippe Cocchi Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru
  • Renato Massaharu Hassunuma Universidade Paulista
  • Patrícia Carvalho Garcia Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru
  • Sandra Heloisa Nunes Messias Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4163

Palavras-chave:

Ensino, Histologia, Vídeos educativos

Resumo

Introdução: Durante a pandemia causada pela covid-19, houve uma grande evolução tecnológica especialmente voltada para o ensino remoto. Nesse contexto, a aprendizagem baseada em vídeo foi um dos expoentes de destaque. Um exemplo de vídeo didático é o anime Cells at work!, em que células humanas são representadas de forma antropomorfizadas. Objetivo: Selecionar cenas da primeira temporada do anime Cells at work! que possam ser utilizadas em sala de aula ou no ensino à distância no ensino de Histologia baseada na aprendizagem baseada em vídeo. Material e métodos: Foi realizado um levantamento bibliográfico de estudos já realizados com o anime e foram analisados os 13 episódios da primeira temporada do anime, sendo verificados, em cada um deles, as células apresentadas, suas funções e outras informações relevantes para a área da Saúde. Resultados: Foram selecionadas 72 cenas que apresentam diversas células do corpo humano e suas funções, alguns eventos celulares fisiológicos e patológicos, algumas moléculas (como anticorpos, proteínas relacionadas à coagulação sanguínea, proteínas bacterianas, entre outras), estruturas anatômicas, e outros tópicos relacionados a área da Saúde.  Conclusões: A análise dos episódios de Cells at work! demonstrou que várias cenas selecionadas podem ser usadas no ensino de Histologia e de outras disciplinas da área da Saúde. Espera-se que futuras pesquisas aplicando as cenas selecionadas possam comprovar o potencial didático do anime. Além disso, espera-se que novos estudos sejam desenvolvidos analisando também o mangá que originou o anime e a 2ª temporada de Cells at work!.

Biografia do Autor

Julia Felippe Cocchi, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Patrícia Carvalho Garcia, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Coordenadora Auxiliar do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Sandra Heloisa Nunes Messias, Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

Coordenadora Geral do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Paraíso

Downloads

Publicado

2024-01-10

Como Citar

Cocchi, J. F., Hassunuma, R. M., Garcia, P. C., & Messias, S. H. N. (2024). CENAS DO ANIME CELLS AT WORK! COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM VÍDEO NO ENSINO DE HISTOLOGIA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 5(1), 13–25. https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4163

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2