OS VENENOS DE AGATHA CHRISTIE NO ENSINO DO SISTEMA GLOBALMENTE HARMONIZADO DE CLASSIFICAÇÃO E ROTULAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/3925Palavras-chave:
Obras de ficção, Ensino, ToxicologiaResumo
Introdução: Quando se trata de literatura policial, a escritora inglesa Agatha Christie é considerada uma das romancistas mais bem sucedidas da história da literatura pelos seus inúmeros livros vendidos. Devido ao seu aprendizado recebido em hospitais durante a primeira e a segunda guerras mundiais, Agatha Christie adquiriu conhecimento sobre vários venenos que aparecem em suas obras. Em venenos e produtos químicos, é utilizado o sistema harmonizado de classificação e rotulagem de produtos químicos (GHS) para definir os seus perigos específicos. Objetivo: Apresentar uma proposta didática de como as histórias de Agatha Christie podem ser utilizadas no ensino do GHS. Material e métodos: Foi realizada um levantamento bibliográfico dos venenos que aparecem em obras de Agatha Christie. Os venenos foram triados a partir de uma busca informações sobre sua classificação no GHS no site PubChem. Baseado nas informações obtidas, foi desenvolvida uma proposta didática de ensino do GHS. Resultados: Das obras de Agatha Christie foram levantados 28 venenos diferentes, sendo triados 20 a partir da busca de informações sobre sua classificação no GHS pelo site PubChem. O ácido fórmico foi utilizado como modelo para apresentação de uma proposta didática de como um conto “A maldição dos Lemesurier” pode ser usado em sala de aula no ensino do GHS. Conclusões: As obras de Agatha Christie apresentam diversos tipos de venenos que podem ser utilizados como recurso didático no ensino do GHS. Novas pesquisas aplicando a proposta apresentada devem ser realizadas para discutir a proposta didática apresentada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.