REVISÃO INTEGRATIVA E REDAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO:
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA EM 10 PASSOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4275Palavras-chave:
Revisão, Artigo de revista, Metodologia como assuntoResumo
Introdução: A revisão integrativa corresponde uma poderosa ferramenta de pesquisa. Sua metodologia permite uma ampla revisão da literatura e a criação de novos conhecimentos a partir da reflexão do pesquisador partir da coleta, extração e análise de dados pré-existentes. Objetivo: Revisitar o método de revisão integrativa proposto por Whittemore e Knafl (2005), no intuito de ajustar suas etapas para o desenvolvimento de artigos científicos e para apresentar uma estrutura didática baseada em 10 etapas para acadêmicos e pesquisadores iniciantes. Material e métodos: Foi realizada a busca de artigos científicos nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Para a criação das 10 etapas foram usados como modelo três revisões integrativas disponíveis na literatura. Resultados: Foram estabelecidas 10 etapas para redação de um artigo científico baseado em revisão de literatura, incluindo: 1) escolha do tema e formulação da questão de pesquisa; 2) escolha dos termos de busca, descritores e palavras-chave; 3) seleção de bases de dados; 4) identificação; 5) triagem; 6) elegibilidade; 7) inclusão; 8) apresentação dos dados; 9) análise de dados; e 10) redação. Conclusões: A reestruturação da revisão integrativa proposta na presente pesquisa visou facilitar a execução da pesquisa por acadêmicos e pesquisadores iniciantes, apresentando uma nova estrutura de forma didática, ordenada e direcionada para publicação dos resultados. Espera-se que futuras pesquisas baseadas nesta proposta de revisão integrativa sejam realizadas para comprovar a eficácia das adaptações realizadas nesta metodologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.