REVISÃO INTEGRATIVA E REDAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO:

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA EM 10 PASSOS

Autores

  • Renato Massaharu Hassunuma Universidade Paulista
  • Patrícia Carvalho Garcia Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 
  • Talita Mendes Oliveira Ventura Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 
  • Ana Laura Seneda Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 
  • Sandra Heloisa Nunes Messias Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4275

Palavras-chave:

Revisão, Artigo de revista, Metodologia como assunto

Resumo

Introdução: A revisão integrativa corresponde uma poderosa ferramenta de pesquisa. Sua metodologia permite uma ampla revisão da literatura e a criação de novos conhecimentos a partir da reflexão do pesquisador partir da coleta, extração e análise de dados pré-existentes. Objetivo: Revisitar o método de revisão integrativa proposto por Whittemore e Knafl (2005), no intuito de ajustar suas etapas para o desenvolvimento de artigos científicos e para apresentar uma estrutura didática baseada em 10 etapas para acadêmicos e pesquisadores iniciantes. Material e métodos: Foi realizada a busca de artigos científicos nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Para a criação das 10 etapas foram usados como modelo três revisões integrativas disponíveis na literatura. Resultados: Foram estabelecidas 10 etapas para redação de um artigo científico baseado em revisão de literatura, incluindo: 1) escolha do tema e formulação da questão de pesquisa; 2) escolha dos termos de busca, descritores e palavras-chave; 3) seleção de bases de dados; 4) identificação; 5) triagem; 6) elegibilidade; 7) inclusão; 8) apresentação dos dados; 9) análise de dados; e 10) redação. Conclusões: A reestruturação da revisão integrativa proposta na presente pesquisa visou facilitar a execução da pesquisa por acadêmicos e pesquisadores iniciantes, apresentando uma nova estrutura de forma didática, ordenada e direcionada para publicação dos resultados. Espera-se que futuras pesquisas baseadas nesta proposta de revisão integrativa sejam realizadas para comprovar a eficácia das adaptações realizadas nesta metodologia.

Biografia do Autor

Patrícia Carvalho Garcia, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Coordenadora Auxiliar do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Talita Mendes Oliveira Ventura, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Professora Titular do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Ana Laura Seneda, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Professora Adjunta do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Sandra Heloisa Nunes Messias, Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

Coordenadora Geral do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Paraíso

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Publicado

2024-07-10

Como Citar

Hassunuma, R. M., Garcia, P. C., Ventura, T. M. O., Seneda, A. L., & Messias, S. H. N. (2024). REVISÃO INTEGRATIVA E REDAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO:: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA EM 10 PASSOS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 5(3), 1–16. https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4275

Edição

Seção

Artigos Originais

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