COMO UTILIZAR O JOGO MICROMACRO: CRIME CITY NO ENSINO DE CONCEITOS DE BIOMEDICINA FORENSE?

Autores

  • Renato Massaharu Hassunuma Universidade Paulista
  • Ana Laura Pedroso Oliveira Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru
  • Patrícia Carvalho Garcia Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru
  • Sandra Heloisa Nunes Messias Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4208

Palavras-chave:

Crime, Aprendizagem, Jogos didáticos

Resumo

Introdução: A Biomedicina Forense, embora não seja uma área de habilitação da Biomedicina, é muito procurada por alunos de graduação. Para abordar conceitos referentes à Perícia Criminal existem vários recursos didáticos que podem ser usados em sala de aula, como por exemplo, a aprendizagem baseada em jogos.  Objetivos: Analisar o jogo MicroMacro: Crime City para desenvolver uma proposta didática de como o mesmo pode ser utilizado em sala de aula no ensino de conceitos básicos de Biomedicina Forense. Material e métodos: A versão demonstrativa do MicroMacro corresponde a um jogo de investigação que utiliza cartas de um baralho virtual. Assim, para cada carta do baralho, foram associados conceitos relativos à Biomedicina Forense, que o professor pode discutir em sala de aula. Resultados: As nove cartas do baralho virtual do jogo MicroMacro foram analisadas, sendo proposto discussões em sala de aula dos conceitos de local do crime, vestígio, indício, evidência, prova, acusado, autuado, condenado, denunciado, indiciado, investigado, motivo de crime, ocultação de provas e identificação criminal. Conclusões: O jogo MicroMacro apresentou-se como uma excelente ferramenta didática no ensino sobre conceitos de Biomedicina Forense. O jogo apresentou várias vantagens para sua utilização em sala de aula como: o fato de o mesmo estar disponível no idioma português do Brasil, a não necessidade de criação de conta pelo aluno e a duração breve da partida.

Biografia do Autor

Ana Laura Pedroso Oliveira, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Patrícia Carvalho Garcia, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Coordenadora Auxiliar do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Sandra Heloisa Nunes Messias, Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

Coordenadora Geral do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Paraíso

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Publicado

2024-02-13

Como Citar

Hassunuma, R. M., Oliveira, A. L. P., Garcia, P. C., & Messias, S. H. N. (2024). COMO UTILIZAR O JOGO MICROMACRO: CRIME CITY NO ENSINO DE CONCEITOS DE BIOMEDICINA FORENSE?. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 5(1), 19–33. https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4208

Edição

Seção

Artigos Originais

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