COMO UTILIZAR O JOGO MICROMACRO: CRIME CITY NO ENSINO DE CONCEITOS DE BIOMEDICINA FORENSE?
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4208Palavras-chave:
Crime, Aprendizagem, Jogos didáticosResumo
Introdução: A Biomedicina Forense, embora não seja uma área de habilitação da Biomedicina, é muito procurada por alunos de graduação. Para abordar conceitos referentes à Perícia Criminal existem vários recursos didáticos que podem ser usados em sala de aula, como por exemplo, a aprendizagem baseada em jogos. Objetivos: Analisar o jogo MicroMacro: Crime City para desenvolver uma proposta didática de como o mesmo pode ser utilizado em sala de aula no ensino de conceitos básicos de Biomedicina Forense. Material e métodos: A versão demonstrativa do MicroMacro corresponde a um jogo de investigação que utiliza cartas de um baralho virtual. Assim, para cada carta do baralho, foram associados conceitos relativos à Biomedicina Forense, que o professor pode discutir em sala de aula. Resultados: As nove cartas do baralho virtual do jogo MicroMacro foram analisadas, sendo proposto discussões em sala de aula dos conceitos de local do crime, vestígio, indício, evidência, prova, acusado, autuado, condenado, denunciado, indiciado, investigado, motivo de crime, ocultação de provas e identificação criminal. Conclusões: O jogo MicroMacro apresentou-se como uma excelente ferramenta didática no ensino sobre conceitos de Biomedicina Forense. O jogo apresentou várias vantagens para sua utilização em sala de aula como: o fato de o mesmo estar disponível no idioma português do Brasil, a não necessidade de criação de conta pelo aluno e a duração breve da partida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.