CONTEÚDOS ABORDADOS NA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DE PROVAS DE BIOMEDICINA DO ENADE NO PERÍODO DE 2006 A 2023
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4347Palavras-chave:
exames, desempenhos, UniversidadesResumo
Introdução: O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi instituído no Brasil em 2004 e para o Curso de Graduação em Biomedicina em 2006, com o objetivo de avaliar o rendimento dos concluintes de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o nível de conhecimento dos alunos em relação à realidade brasileira e mundial, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao profissional em relação à sua formação geral e específica. Objetivo: Analisar os conteúdos das questões de Formação Específica das provas de Biomedicina no período de 2006 a 2023 em relação aos temas e áreas. Material e métodos: Foi realizada uma análise de todas as perguntas de Formação Específica das provas de Biomedicina do Enade. Para cada questão foi atribuído um tema principal e foi escolhida uma das 16 áreas da Biomedicina propostas na presente pesquisa. Resultados: A análise realizada mostrou que as áreas mais exploradas em avaliações do Enade são Infectologia, Biologia Molecular, Bioquímica (com ênfase na Bioquímica Clínica), Hematologia, Imunologia e Controle de Qualidade Laboratorial. Conclusões: Os resultados apresentados na presente pesquisa são relevantes para que as Universidades acompanhem o processo evolutivo da profissão biomédica que caminha junto com as mudanças que ocorrem em avaliações do Enade. A reformulação de planos de ensino e a criação de novas disciplinas no Curso de Biomedicina que atendam às necessidades profissionais e ao processo de avaliação aplicado pelo INEP são estratégias importantes para a melhoria contínua na qualidade do Ensino Superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.