CONTEÚDOS ABORDADOS NA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DE PROVAS DE BIOMEDICINA DO ENADE NO PERÍODO DE 2006 A 2023

Autores

  • Renato Massaharu Hassunuma Universidade Paulista
  • Patrícia Carvalho Garcia Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 
  • Talita Mendes Oliveira Ventura Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 
  • Ana Laura Seneda Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 
  • Sandra Heloisa Nunes Messias Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4347

Palavras-chave:

exames, desempenhos, Universidades

Resumo

Introdução: O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi instituído no Brasil em 2004 e para o Curso de Graduação em Biomedicina em 2006, com o objetivo de avaliar o rendimento dos concluintes de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o nível de conhecimento dos alunos em relação à realidade brasileira e mundial, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao profissional em relação à sua formação geral e específica. Objetivo: Analisar os conteúdos das questões de Formação Específica das provas de Biomedicina no período de 2006 a 2023 em relação aos temas e áreas. Material e métodos: Foi realizada uma análise de todas as perguntas de Formação Específica das provas de Biomedicina do Enade. Para cada questão foi atribuído um tema principal e foi escolhida uma das 16 áreas da Biomedicina propostas na presente pesquisa. Resultados: A análise realizada mostrou que as áreas mais exploradas em avaliações do Enade são Infectologia, Biologia Molecular, Bioquímica (com ênfase na Bioquímica Clínica), Hematologia, Imunologia e Controle de Qualidade Laboratorial. Conclusões: Os resultados apresentados na presente pesquisa são relevantes para que as Universidades acompanhem o processo evolutivo da profissão biomédica que caminha junto com as mudanças que ocorrem em avaliações do Enade. A reformulação de planos de ensino e a criação de novas disciplinas no Curso de Biomedicina que atendam às necessidades profissionais e ao processo de avaliação aplicado pelo INEP são estratégias importantes para a melhoria contínua na qualidade do Ensino Superior.

Biografia do Autor

Patrícia Carvalho Garcia, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Coordenadora Auxiliar do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Talita Mendes Oliveira Ventura, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Professora Titular do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Ana Laura Seneda, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Professora Adjunta do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Sandra Heloisa Nunes Messias, Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

Coordenadora Geral do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Paraíso

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

Hassunuma, R. M., Garcia, P. C., Ventura, T. M. O., Seneda, A. L., & Messias, S. H. N. (2024). CONTEÚDOS ABORDADOS NA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DE PROVAS DE BIOMEDICINA DO ENADE NO PERÍODO DE 2006 A 2023. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 5(3), 107–125. https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4347

Edição

Seção

Artigos Originais

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