LABXCHANGE
INTRODUZINDO A TÉCNICA DO DNA RECOMBINANTE POR MEIO DE UMA ANIMAÇÃO INTERATIVA GRATUITA ON-LINE
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4496Palavras-chave:
e-Learning, Animação, DNA recombinante, Enzimas de Restrição-Modificação do DNAResumo
Introdução: Os recursos didáticos de e-learning ou ensino eletrônico tem sido amplamente utilizados nos últimos anos devido ao avanço das novas tecnologias de informação e comunicação e às necessidades impostas durante a pandemia da covid-19. Uma das ferramentas desenvolvidas para o ensino eletrônico foi o LabXchange, que apresenta a animação Restriction enzyme digest, uma ferramenta didática interativa on-line gratuita que explica de forma detalhada a técnica do DNA recombinante. Objetivos: Analisar a animação Restriction enzyme digest como uma proposta didática no ensino da técnica de DNA recombinante. Material e métodos: Foram traduzidas e analisadas todas as etapas e atividades apresentadas na animação Restriction enzyme digest. Após a análise foram pontuados os fatores positivos e negativos observados durante a sua utilização. Resultados: A animação mostrou com detalhes as etapas laboratoriais da técnica do DNA recombinante, podendo ser considerado uma excelente ferramenta didática para introduzir o assunto ao aluno antes de atividades práticas. Conclusões: A animação Restriction enzyme digest corresponde a um excelente modelo para o desenvolvimento de outras animações que possam ser desenvolvidas sobre outras técnicas laboratoriais. A animação se mostrou uma ferramenta didática de ensino eletrônico ao incluir além da apresentação de conhecimento relacionado à técnica, uma autoavaliação e um breve resumo para assimilação do aprendizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.