LABXCHANGE

INTRODUZINDO A TÉCNICA DO DNA RECOMBINANTE POR MEIO DE UMA ANIMAÇÃO INTERATIVA GRATUITA ON-LINE

Autores

  • Gabriela Silva Guimarães Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru
  • Renato Massaharu Hassunuma Universidade Paulista
  • Patrícia Carvalho Garcia Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 
  • Sandra Heloisa Nunes Messias Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4496

Palavras-chave:

e-Learning, Animação, DNA recombinante, Enzimas de Restrição-Modificação do DNA

Resumo

Introdução: Os recursos didáticos de e-learning ou ensino eletrônico tem sido amplamente utilizados nos últimos anos devido ao avanço das novas tecnologias de informação e comunicação e às necessidades impostas durante a pandemia da covid-19. Uma das ferramentas desenvolvidas para o ensino eletrônico foi o LabXchange, que apresenta a animação Restriction enzyme digest, uma ferramenta didática interativa on-line gratuita que explica de forma detalhada a técnica do DNA recombinante.  Objetivos: Analisar a animação Restriction enzyme digest como uma proposta didática no ensino da técnica de DNA recombinante. Material e métodos: Foram traduzidas e analisadas todas as etapas e atividades apresentadas na animação Restriction enzyme digest. Após a análise foram pontuados os fatores positivos e negativos observados durante a sua utilização. Resultados: A animação mostrou com detalhes as etapas laboratoriais da técnica do DNA recombinante, podendo ser considerado uma excelente ferramenta didática para introduzir o assunto ao aluno antes de atividades práticas. Conclusões: A animação Restriction enzyme digest corresponde a um excelente modelo para o desenvolvimento de outras animações que possam ser desenvolvidas sobre outras técnicas laboratoriais. A animação se mostrou uma ferramenta didática de ensino eletrônico ao incluir além da apresentação de conhecimento relacionado à técnica, uma autoavaliação e um breve resumo para assimilação do aprendizado.

Biografia do Autor

Gabriela Silva Guimarães, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Patrícia Carvalho Garcia, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Coordenadora Auxiliar do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Sandra Heloisa Nunes Messias, Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

Coordenadora Geral do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Paraíso

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Guimarães, G. S., Hassunuma, R. M., Garcia, P. C., & Messias, S. H. N. (2024). LABXCHANGE: INTRODUZINDO A TÉCNICA DO DNA RECOMBINANTE POR MEIO DE UMA ANIMAÇÃO INTERATIVA GRATUITA ON-LINE. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 5(4), 18–35. https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4496

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2