CB-DOCK2®
RECURSO ON-LINE GRATUITO PARA DETECÇÃO DE CAVIDADES EM PROTEÍNAS GUIADA POR DOCAGEM CEGA
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4503Palavras-chave:
Bioinformática, Simulação de Acoplamento Molecular, Software, Materiais de ensinoResumo
Introdução: a docagem cega consiste em uma investigação inicial em busca de cavidades de uma proteína que possam atuar como sítio ativo para um determinado ligante. Sua aplicação é importante especialmente no desenvolvimento e estudo inicial de novos fármacos, antes da realização de outros estudos de docagem molecular. Objetivo: apresentar uma análise do servidor web CB-Dock2® como ferramenta didática para apresentação de conceitos relativos à docagem cega. Material e métodos: foi desenvolvida uma proposta didática para o estudo e apresentação do servidor, usando como modelo os arquivos IBP.SDF e PDB 6M5D, referente respectivamente ao ibuprofeno e à albumina sérica humana. Resultados: as análises de docagem cega baseada em estrutura e em modelos usando o CB-Dock2® mostraram que a cavidade 5/F2 da ASH é a que apresenta a maior probabilidade de interação com o IBP. Pontos positivos e negativos sobre a aplicação didática do CB-Dock2® na apresentação de conceitos de docagem molecular e cega foram discutidos. Conclusões: Embora tenham sido observados alguns pontos negativos, como a disponibilidade do servidor apenas no idioma inglês e a ausência de um menu de ajuda para interpretação de resultados, estes podem ser facilmente resolvidos com a devida orientação de um supervisor ao usuário. Assim, o CB-Dock2® pode ser considerada uma ferramenta didática e acessível, especialmente para alunos de Ensino Superior para o desenvolvimento de pesquisas e para a introdução de conceitos referentes à docagem molecular e à docagem cega.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.