Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Para submeter artigos é necessário prévio cadastro. Para os que já possuem cadastro, somente serão aceitas submissões eletrônicas dos artigos.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os artigos podem ser redigidos em Português, Inglês ou Espanhol. A revista, a depender do campo do artigo, pode oferecer o serviço de tradução para língua inglesa, sem custos para os autores.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES GERAIS

A submissão do manuscrito a ser avaliado na Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente - REMA é exclusivamente por via eletrônica.  Por meio desse serviço os autores podem submeter o artigo e acompanhar o status durante todo o processo editorial.

Seu artigo ao seu modo!

Você pode nos enviar seu manuscrito para ser avaliado e revisado em formato bruto, sem ajustes em normas de submissão inicialmente. Neste momento consideraremos o conteúdo, sua relevância e inovação cientifica. Posteriormente, após avaliar o material, quando o processo já estiver em etapa final de revisão entraremos em contato para que possa ser realizado os ajustes de formatação e adequação de acordo com os critérios da REMA.

Nesta etapa não há regras rígidas de formatação porem todos os textos devem possuir os elementos essenciais que identificam um artigo, à exemplo: Titulo; Resumo; Palavras-chave; Introdução; Materiais e Métodos; Resultados; Conclusão.                                                                                                                                                                     

 - A responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito é inteiramente do autor e seus co-autores.

A REMA recebe as seguintes modalidades de manuscritos para análise e revisão: 

  • Artigos Originais
  • Artigos de Revisão
  • Comunicações Breve
  • Relatos de Casos/Experiência

Clique aqui para visualizar a definição dos tipos de manuscrito

Durante o processo de submissão do artigo os autores devem anexar os seguintes arquivos:

  1. Manuscrito em formato Word (doc, .docx, .txt ou .rtf)                                                                      
  2. Folha de rosto preenchida pelos autores. Clique aqui para o modelo da folha de rosto
  3.  Declaração de transferência de Direitos Autorais. Esta deve ser enviada para a Secretaria Editorial (somente após a aceitação do manuscrito para publicação na revista).

Atenção! No manuscrito de submissão não deverá constar os nomes dos autores ou qualquer informação que os identifique. Estes devem ser listados apenas no sistema de submissão e na folha de rosto que deve ser preechida devidamente e com todos os dados requeridos. 

NORMAS DE FORMATAÇÃO

  • Devem ser digitados em extensão .doc, .docx, .txt ou .rtf;
  • Fonte tamanho 12;
  • Espaçamento duplo em todo o documento (incluindo resumo, agradecimentos, referências e tabelas);
  • Margens de 2,5 cm
  • Parágrafos justificado;
  • O parágrafo deverá apresentar um recuo de 1,25 cm da margem esquerda na primeira linha.
  • Ao usar siglas, deve-se usar na primeira aparição no texto, o nome por extenso e a abreviatura e/ou sigla entre parênteses. Exemplo: Organização Mundial de Saúde (OMS).
  • Deve obedecer as definições gerais para cada tipo de trabalho (Clique aqui para ver a definição dos tipos de manuscrito).

Título: deve ser conciso, claro e o mais informativo possível. Não deve conter abreviações e não deve exceder a 200 caracteres, incluindo espaços. Deve ser apresentada a versão do título em inglês.

Resumo Estruturado: deve condensar os resultados obtidos e as principais conclusões de tal forma que um leitor, não familiarizado com o assunto tratado no texto, consiga entender as principais implicações do artigo. O resumo não deve exceder 250 palavras (100 palavras no caso de comunicações breves) e abreviações devem ser evitadas. Deve ser subdivido em: Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões. Para os textos em Língua portuguesa, deve ser apresentada também a versão em inglês (Abstract).

Palavras-chave: imediatamente abaixo do resumo estruturado, de acordo com o tipo de artigo submetido, devem ser incluídos de três a cinco descritores (palavras-chave), assim como a respectiva tradução para os Keywords. Devem ser separados por ponto e vírgula. Os descritores devem ser extraídos dos “Descritores em Ciências da Saúde” (DeCS): http://decs.bvs.br que contém termos em português, espanhol e inglês, e do “Medical Subject Headings” (MeSH): www.nlm.nih.gov/mesh, para termos somente em inglês.

Introdução: deve ser sucinta e destacar os propósitos da investigação, além da relação com outros trabalhos na área. Uma extensa revisão de literatura não é recomendada. Cite apenas referências estritamente pertinentes para mostrar a importância do tema e justificar o trabalho. Ao final da introdução, os objetivos do estudo devem ser claramente descritos.

Metodologia: devem ser suficientemente detalhados para que os leitores e revisores possam compreender precisamente o que foi feito e permitir que seja repetido por outros. Técnicas-padrões precisam apenas ser citadas.

  • Aspectos Éticos: em caso de experimentos envolvendo seres humanos, indicar se os procedimentos realizados estão em acordo com os padrões éticos do comitê de experimentação humana responsável (institucional, regional ou nacional) e com a Declaração de Helsinki de 1964, revisada em 2000. Quando do relato de experimentos em animais, indicar se seguiu um guia do conselho nacional de pesquisa, ou qualquer lei sobre o cuidado e uso de animais em laboratório foram seguidas. Deve também citar aprovação de Comitê de Ética. Como também incluir nos anexos o parecer ético e os demais instrumentos utilizados (termo de consentimento, questionários) na pesquisa.

Resultados e discussão: devem ser um relato conciso da nova informação. Evitar repetir no texto os dados apresentados em tabelas e ilustrações. Não incluir uma revisão geral sobre o assunto, evitando que se torne excessivamente longa ou repetindo dados já incluídos na introdução do manuscrito.

Conclusão: abordar de forma breve o desfecho da pesquisa, identificando o sentido e valor do conteúdo para a inovação cientifica. Destacando os aspectos de maior relevância durante o trabalho.

Figuras: as ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.), devem ser citadas como figuras (Exemplo: Figura 1) e inseridas no manuscrito próximo ao local onde foram citadas. As legendas devem ser sucintas, porém auto-explicativas, com informações claras, de forma a dispensar consulta ao texto. Lembre-se de anexar as figuras separadamente no ato da submissão do trabalho.

Tabelas: as tabelas com suas legendas devem ser inseridas no decorrer do texto, próximo ao local de sua citação. Todas as tabelas devem ser numeradas na ordem de aparecimento no texto. A legenda deve aparecer em sua parte superior, precedida pela palavra "Tabela", seguida do número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos (ex: Tabela 1, Tabela 2 etc). Os títulos das tabelas devem ser auto-explicativos, de forma que as tabelas sejam compreendidas dispensando consulta ao texto.

Agradecimentos (não obrigatório): devem ser curtos, concisos e restritos a aqueles realmente necessários, e, no caso de órgãos de fomento não usar siglas. Deve haver permissão expressa dos nomeados. Aqui devem ser informados todos os tipos de fomento recebidos de agências de fomento ou demais órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa. Informar também a existência de bolsas de Iniciação Científica, Mestrado ou Doutorado.

Conflitos de Interesse: todos os autores devem revelar qualquer tipo de conflito de interesse existente durante o desenvolvimento do estudo. Caso não haja confito de interesse informar “ Não há conflito de interesse”.

Citação e Referências Bibliog´raficas: As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema autor-data. Segue abaixo exemplos de citação direta e indireta para um autor, de dois a três ou mais de três autores.

  • Trabalhos com um autor:
    • Citação direta: "Segundo Lopes (2022) a publicação é..."
    • Citação indireta: "... uma forma de divulgação científica (PEREIRA, 2022)."
  • Trabalhos com dois ou três autores:
    • Citação direta: "Segundo Lopes, Pereira e Macedo (2022) a publicação é..."
    • Citação indireta: "... uma forma de divulgação científica (LOPES; PEREIRA; MACEDO, 2022).
  • Trabalhos com mais de três autores:
    • Citação direta: "Segundo Pereira et al. (2022) a publicação é..."
    • Citação indireta: "... uma forma de divulgação científica (LOPES et al., 2022).

Ao final do trabalho deve ser produzido uma seção destinada a listagem descrita de todo material que foi utilizado para a confecção do artigo. As referências devem ser apresentadas com a seguinte formatação: alinhamento de texto à esquerda; fonte tamanho 12; espaçamento duplo; ordenadas alfabeticamente e não numeradas.

  • Exemplos de Referências:
    • Artigo:

KORONA-GLOWNIAK, I.; NIEDZIELSKI, A.; MALM, A. Upper respiratory colonization by Streptococcus pneumoniae in healthy pre-school childre in south-east Poland. Int J Pediatr Otorhinolaryngol, v. 75, n. 12, p. 1529-1534, 2011. DOI: 10.1016/j.ijporl.2011.08.021.

    • Livro:

REIS, D. R. Gestão da inovação tecnológica. 2. ed. Barueri: Manole, 2008. 206 p.

    • Capítulo de Livro:

BACHEGA, K.; ACCETTURI, E. Transplantes de tecido ósseos no Brasil: uma história segura de sucesso da odontologia. In: SANTOS, P. S. S. et al. (org.). Odontologia em transplante de órgãos e tecidos. Curitiba: Editora CRV, 2018. cap. 7, p. 109-127.

    • Documento Institucional:

OMS - Organização Mundial da Saúde. Mulheres e saúde: evidências de hoje: agenda de amanhã. Geneva: OMS, 2009. 92 p. Disponível em: https://www.who.int/eportuguese/publications/Mulheres_Saude.pdf. Acesso em: 8 jan. 2019.

    • Legislação:

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 155, n. 157, p. 59-64, 15 ago. 2018.

 

Custos de Publicação
A revista não possui patrocínio, portanto, é solicitada a contribuição única de R$ 550,00 por artigo aceito para publicação, podendo ser dividido entre os autores para pagamento por meio de cartão de crédito (em até 12x) ou via PIX.

A Revista Multidisciplinar em Saúde possuí um programa de incentivo a pesquisa brasileira, fornecendo gratuidade para publicações de trabalhos que contenham alunos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado ou Doutorado) vinculados ao artigo.

 

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Informamos os artigos publicados por esta revista estar em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

- a aprovação final do artigo será feita pelos editores e conselho editorial.

3. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:

a)   Os editores avaliarão os manuscritos pelo site Plagiarism detect ou Plagium logo após a submissão;

b)  Com os resultados, os editores e conselho editorial decidirão se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;

c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados. Para tanto, os autores devem explicitar que a pesquisa foi conduzida dentro dos padrões exigidos pela Declaração de Helsinque e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição onde a pesquisa foi realizada, com seu respectivo número de aprovação, quando aplicável.

Ao final do artigo, declarar se há ou não conflito de interesses.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.