QUICKPED
UM BREVE GUIA DE COMO CRIAR RAPIDAMENTE UM HEREDOGRAMA UTILIZANDO UM RECURSO DIDÁTICO ON-LINE GRATUITO
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4390Palavras-chave:
Genética, Hereditariedade, Padrões de herança, Software.Resumo
Introdução: o heredograma corresponde a uma representação gráfica da história de uma família, apresentando os vínculos de parentesco e características genéticas. Sua importância está na determinação genotípica e/ou fenotípica de uma ou mais doenças genéticas familiares. Objetivos: analisar o programa computacional QuickPed, no intuito de verificar a sua estrutura, funcionalidade, os conteúdos apresentados e como o software pode ser aplicado em sala de aula para o desenvolvimento de heredogramas com finalidade didática. Material e métodos: no presente estudo foram analisados os menus, comandos e opções do programa e desenvolvido um passo-a-passo de como um heredograma pode ser desenvolvido a partir de um exemplo proposto. Resultados: a análise dos menus e comandos do QuickPed permitiu verificar que este programa computacional corresponde a uma ferramenta didática para elaboração fácil e rápida de heredogramas, podendo ser utilizado por professores e alunos no ensino de Genética e apresentando várias vantagens como: a sua facilidade na utilização de comandos simples bem apresentados nos menus, o fato de não necessitar de registro, ser disponível on-line, de forma gratuita e sem a necessidade de baixar o programa. Conclusões: foram verificadas poucas limitações no programa como o fato de o mesmo não possuir símbolos para representação de gêmeos de zigosidade desconhecida, ausência de progênie, indicação de probando, morte pré-natal e aborto espontâneo, as quais se espera serem futuramente incluídas no QuickPed e outros programas que venham a ser desenvolvidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.