APLICAÇÃO DIDÁTICA DE QUEBRA-CABEÇAS DO JOGO EteRNA PARA O ENSINO SOBRE A EDIÇÃO E DOBRAMENTO DE MOLÉCULAS DE RNA
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4169Palavras-chave:
Bioinformática, Ensino, Jogos didáticos, Edição de RNAResumo
Introdução: O EteRNA é um jogo e um recurso de pesquisa utilizado para edição e dobramento de moléculas de RNA. Com o desenvolvimento de técnicas de edição de RNA como o REPAIR (RNA Editing for Programmable A to I Replacement), pesquisadores de todo mundo tem concentrado seus esforços para o desenvolvimento de novas pesquisas baseadas na edição de RNA. Objetivos: Analisar os quebra-cabeças do nível Introduction to RNA do jogo EteRNA e desenvolver uma proposta didática para utilizá-los em sala de aula como recurso didático no ensino de design de RNA. Material e métodos: Foram resolvidos os quatro quebra-cabeças do nível Introduction to RNA. Para cada quebra-cabeça foram apresentados: a) a tradução livre dos textos apresentados; b) orientações como cada quebra-cabeça pode ser resolvido; e c) propostas didáticas de conteúdos a serem apresentados ou discutidos em sala de aula pelo professor. Resultados: A análise dos quebra-cabeças do nível Introdution to RNA do jogo EteRNA mostrou que estes podem ser um excelente recurso didático que professores podem utilizar em sala de aula para apresentar a edição da molécula de RNA a seus alunos, e bem como tratar dos recursos utilizados para prever o dobramento deste ácido nucleico. Conclusões: Com o rápido avanço científico, é possível que a edição de ácidos nucleicos possa ser usada futuramente em humanos no tratamento de doenças genéticas e em recursos de Biotecnologia. Desta forma, é importante que esse assunto seja abordado em sala de aula, contextualizando os alunos destes novos recursos tecnológicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.