APLICAÇÃO DIDÁTICA DE QUEBRA-CABEÇAS DO JOGO EteRNA PARA O ENSINO SOBRE A EDIÇÃO E DOBRAMENTO DE MOLÉCULAS DE RNA

Autores

  • Isadora Lauris Luiz Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru
  • Renato Massaharu Hassunuma Universidade Paulista
  • Patrícia Carvalho Garcia Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 
  • Sandra Heloisa Nunes Messias Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4169

Palavras-chave:

Bioinformática, Ensino, Jogos didáticos, Edição de RNA

Resumo

Introdução: O EteRNA é um jogo e um recurso de pesquisa utilizado para edição e dobramento de moléculas de RNA. Com o desenvolvimento de técnicas de edição de RNA como o REPAIR (RNA Editing for Programmable A to I Replacement), pesquisadores de todo mundo tem concentrado seus esforços para o desenvolvimento de novas pesquisas baseadas na edição de RNA.  Objetivos: Analisar os quebra-cabeças do nível Introduction to RNA do jogo EteRNA e desenvolver uma proposta didática para utilizá-los em sala de aula como recurso didático no ensino de design de RNA. Material e métodos: Foram resolvidos os quatro quebra-cabeças do nível Introduction to RNA. Para cada quebra-cabeça foram apresentados: a) a tradução livre dos textos apresentados; b) orientações como cada quebra-cabeça pode ser resolvido; e c) propostas didáticas de conteúdos a serem apresentados ou discutidos em sala de aula pelo professor. Resultados: A análise dos quebra-cabeças do nível Introdution to RNA do jogo EteRNA mostrou que estes podem ser um excelente recurso didático que professores podem utilizar em sala de aula para apresentar a edição da molécula de RNA a seus alunos, e bem como tratar dos recursos utilizados para prever o dobramento deste ácido nucleico. Conclusões: Com o rápido avanço científico, é possível que a edição de ácidos nucleicos possa ser usada futuramente em humanos no tratamento de doenças genéticas e em recursos de Biotecnologia. Desta forma, é importante que esse assunto seja abordado em sala de aula, contextualizando os alunos destes novos recursos tecnológicos.

Biografia do Autor

Isadora Lauris Luiz , Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Patrícia Carvalho Garcia, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Coordenadora Auxiliar do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Sandra Heloisa Nunes Messias, Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

Coordenadora Geral do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Paraíso

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

Luiz , I. L., Hassunuma, R. M., Garcia, P. C., & Messias, S. H. N. (2023). APLICAÇÃO DIDÁTICA DE QUEBRA-CABEÇAS DO JOGO EteRNA PARA O ENSINO SOBRE A EDIÇÃO E DOBRAMENTO DE MOLÉCULAS DE RNA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 4(4), 1–18. https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4169

Edição

Seção

Artigos Originais

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