ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
REVISÃO INTEGRATIVA DA ÚLTIMA DÉCADA SOBRE AS DISCUSSÕES BIOÉTICAS E AS VISÕES (DIS)UTÓPICAS DA OBRA
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4497Palavras-chave:
Bioética, Obra de ficção, UtopiasResumo
Introdução: O livro “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, é uma obra de ficção científica distópica que apresenta uma sociedade futurista organizada em um rígido sistema de castas, totalmente dependente da assistência governamental e onde a população é criada por meio do "Processo Bokanovsky", uma técnica de seleção genética e clonagem humana. Objetivo: Desenvolver uma revisão integrativa de artigos científicos publicados na última década que utilizam a obra "Admirável Mundo Novo" como base para discutir questões bioéticas. Material e métodos: A presente revisão integrativa foi realizada baseada no método de 10 etapas proposto por Hassunuma et al. (2024), sendo realizado um levantamento bibliográfico no banco de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line (MEDLINE), utilizando os termos “Brave new world” e “Aldous Huxley”. Resultados: Foram selecionados 10 artigos a partir dos critérios de inclusão e exclusão propostos na pesquisa. Cada artigo foi criteriosamente analisado, sendo verificadas as questões bioéticas discutidas. Conclusões: A partir dos resultados obtidos na presente revisão integrativa foi possível concluir que o livro “Admirável Mundo Novo”, publicado pela primeira vez há mais de 90 anos, continua sendo uma referência importante e didaticamente relevante e pode ser usado como ferramenta didática em discussões bioéticas em sala de aula relacionadas à Genética, Reprodução Humana Assistida, Comportamento Social e Desenvolvimento Tecnológico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.