DESEMPENHO DE CONCLUINTES DE BIOMEDICINA EM QUESTÕES DISCURSIVAS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM PROVAS DO ENADE

Autores

  • Renato Massaharu Hassunuma Universidade Paulista
  • Maryana Lourenço Bastos do Nascimento Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru  https://orcid.org/0000-0003-4112-2285
  • Patrícia Carvalho Garcia Bonichini Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 
  • Sandra Heloisa Nunes Messias Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4521

Palavras-chave:

Questões de prova, Desempenho acadêmico, Universidades

Resumo

Introdução: O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi instituído no Brasil em 2004 e é aplicado pelo aos concluintes de Cursos de Biomedicina deste 2006 com o objetivo de avaliar a qualidade educacional e o desempenho dos alunos. Objetivo: Analisar os conteúdos de todas questões discursivas de Formação Específica das provas de Biomedicina no período de 2006 a 2023 em relação aos temas, áreas e conteúdos mais abordados e verificar o desempenho dos alunos concluintes. Material e métodos: As questões discursivas de Formação Específica de provas de Biomedicina do Enade foram analisadas em relação ao tema, área e conteúdo abordado. Também foram analisados os Relatórios de Desempenho das respectivas provas, emitidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resultados: A análise realizada mostrou que as áreas mais exploradas nas questões discursivas em avaliações do Enade são a Microbiologia, Biologia Molecular, Fisiopatologia, Hematologia, Imunologia, Fisiologia e Biossegurança; sendo que outras áreas foram menos exploradas até a última avaliação. Também foi observada uma variação no desempenho dos alunos nas questões discursivas do Enade de Biomedicina dependendo do ano, sendo o menor desempenho observado na penúltima prova, aplicada em 2019. Conclusões: Os achados reforçam que a importância das avaliações do Enade para qualidade educacional dos cursos de Biomedicina; sendo as questões discursivas especialmente formuladas para a área de Análises Clínicas, que corresponde a uma importante habilitação do curso. As variações no desempenho dos alunos revelam a necessidade de pesquisas que possam explicar os motivos que provocaram estas flutuações de valores, principalmente quando existe redução no desempenho dos concluintes.

Biografia do Autor

Maryana Lourenço Bastos do Nascimento, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Professora Adjunta do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Patrícia Carvalho Garcia Bonichini, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Coordenadora Auxiliar do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Sandra Heloisa Nunes Messias, Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

Coordenadora Geral do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Paraíso

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Publicado

31.01.2025

Como Citar

Hassunuma, R. M., Nascimento, M. L. B. do ., Bonichini, P. C. G., & Messias, S. H. N. (2025). DESEMPENHO DE CONCLUINTES DE BIOMEDICINA EM QUESTÕES DISCURSIVAS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM PROVAS DO ENADE. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 6(1), 26–41. https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4521

Edição

Seção

Artigos Originais

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