DESEMPENHO DE CONCLUINTES DE BIOMEDICINA EM QUESTÕES DISCURSIVAS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM PROVAS DO ENADE
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4521Palavras-chave:
Questões de prova, Desempenho acadêmico, UniversidadesResumo
Introdução: O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi instituído no Brasil em 2004 e é aplicado pelo aos concluintes de Cursos de Biomedicina deste 2006 com o objetivo de avaliar a qualidade educacional e o desempenho dos alunos. Objetivo: Analisar os conteúdos de todas questões discursivas de Formação Específica das provas de Biomedicina no período de 2006 a 2023 em relação aos temas, áreas e conteúdos mais abordados e verificar o desempenho dos alunos concluintes. Material e métodos: As questões discursivas de Formação Específica de provas de Biomedicina do Enade foram analisadas em relação ao tema, área e conteúdo abordado. Também foram analisados os Relatórios de Desempenho das respectivas provas, emitidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resultados: A análise realizada mostrou que as áreas mais exploradas nas questões discursivas em avaliações do Enade são a Microbiologia, Biologia Molecular, Fisiopatologia, Hematologia, Imunologia, Fisiologia e Biossegurança; sendo que outras áreas foram menos exploradas até a última avaliação. Também foi observada uma variação no desempenho dos alunos nas questões discursivas do Enade de Biomedicina dependendo do ano, sendo o menor desempenho observado na penúltima prova, aplicada em 2019. Conclusões: Os achados reforçam que a importância das avaliações do Enade para qualidade educacional dos cursos de Biomedicina; sendo as questões discursivas especialmente formuladas para a área de Análises Clínicas, que corresponde a uma importante habilitação do curso. As variações no desempenho dos alunos revelam a necessidade de pesquisas que possam explicar os motivos que provocaram estas flutuações de valores, principalmente quando existe redução no desempenho dos concluintes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.