TUBERSPOT
CAPACITAÇÃO PARA O DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE USANDO UM JOGO DE CIÊNCIA CIDADÃ
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4325Palavras-chave:
Tuberculose, Mycobacterium tuberculosis, Ensino, Jogos de computadorResumo
Introdução: O TuberSpot é um jogo de ciência cidadã desenvolvido pela equipe do SpotLab, com o objetivo de capacitar pesquisadores e pessoas da comunidade não acadêmica na identificação do Mycobacterium tuberculosis em lâminas histológicas coradas pela técnica de Ziehl-Neelsen. Objetivos: Analisar o jogo TuberSpot no intuito de estimar possíveis pontos positivos e negativos de sua aplicação didática em sala de aula. Material e métodos: Os textos apresentados em espanhol nos menus Tutorial, Jogar e Pontuações do jogo foram traduzidos e a partir de várias partidas jogadas foram estimados os possíveis pontos positivos e negativos de sua utilização didática. Resultados: A partir da tradução dos menus do jogo e da análise de várias partidas foram verificados seis pontos positivos e seis pontos negativos, que podem facilitar ou dificultar o seu uso por professores e alunos. Conclusões: Embora o programa tenha apresentado algumas limitações como a instabilidade do programa, a disponibilidade apenas no idioma espanhol e a não explicação de resultados de identificação incorreta, a maioria dos problemas observados podem ser resolvidos com a supervisão de um professor durante a atividade. Vale ressaltar que, devido ao fato de ser um jogo de ciência cidadã, a sua utilização pode auxiliar na capacitação de mais profissionais e membros da comunidade não científica no diagnóstico da tuberculose.
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