RAMY, A GAROTA QUE CALCULAVA
APLICANDO O CONCEITO DA PIRÂMIDE DE FREYTAG NO ENSINO DE CÁLCULOS NA ÁREA DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4402Palavras-chave:
Matemática, Ensino, FormulárioResumo
Introdução: o ensino de Matemática aplicada à área da Saúde é muito importante devido à sua aplicação em cálculos de diluição de soluções, conversão de unidades, aplicações de fórmulas em cinética enzimática, entre inúmeros outros exemplos. A Aprendizagem Baseada em Narrativas corresponde a uma estratégia didática que pode ser utilizada na capacitação e treinamento de profissionais nas diferentes áreas da Saúde. Objetivo: propor uma estratégia didática inspirada na Pirâmide de Freytag para o desenvolvimento de histórias em que seja necessária a resolução de cálculos de matemática na área da Saúde. Material e métodos: foi desenvolvido um formulário didático com questões baseadas na estrutura da Pirâmide de Freytag: exposição, ponto de virada I, ação ascendente, clímax ou ponto de virada II, ação descendente, ponto de virada III e resolução. Resultados: A partir das questões norteadoras propostas no formulário didático desenvolvido, foi produzida a história “Ramy, a garota que calculava”, inspirada no livro “O homem que calculava” do escritor Malba Tahan. Na história, a resolução depende de um cálculo de diluição de solução. Conclusões: o formulário didático baseado na Pirâmide de Freytag desenvolvido na presente pesquisa pode ser um valioso instrumento para o compartilhamento de casos clínicos verídicos, o desenvolvimento de casos clínicos de ficção e de questões mais elaboradas para avaliações de alunos, bem como para o desenvolvimento de atividades a serem aplicadas em sala de aula sobre os mais diversos assuntos da Área da Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.