RAMY, A GAROTA QUE CALCULAVA

APLICANDO O CONCEITO DA PIRÂMIDE DE FREYTAG NO ENSINO DE CÁLCULOS NA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Ramilli Maria de Oliveira Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru
  • Renato Massaharu Hassunuma Universidade Paulista
  • Patrícia Carvalho Garcia Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 
  • Sandra Heloisa Nunes Messias Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4402

Palavras-chave:

Matemática, Ensino, Formulário

Resumo

Introdução: o ensino de Matemática aplicada à área da Saúde é muito importante devido à sua aplicação em cálculos de diluição de soluções, conversão de unidades, aplicações de fórmulas em cinética enzimática, entre inúmeros outros exemplos. A Aprendizagem Baseada em Narrativas corresponde a uma estratégia didática que pode ser utilizada na capacitação e treinamento de profissionais nas diferentes áreas da Saúde. Objetivo: propor uma estratégia didática inspirada na Pirâmide de Freytag para o desenvolvimento de histórias em que seja necessária a resolução de cálculos de matemática na área da Saúde. Material e métodos: foi desenvolvido um formulário didático com questões baseadas na estrutura da Pirâmide de Freytag: exposição, ponto de virada I, ação ascendente, clímax ou ponto de virada II, ação descendente, ponto de virada III e resolução. Resultados: A partir das questões norteadoras propostas no formulário didático desenvolvido, foi produzida a história “Ramy, a garota que calculava”, inspirada no livro “O homem que calculava” do escritor Malba Tahan. Na história, a resolução depende de um cálculo de diluição de solução. Conclusões: o formulário didático baseado na Pirâmide de Freytag desenvolvido na presente pesquisa pode ser um valioso instrumento para o compartilhamento de casos clínicos verídicos, o desenvolvimento de casos clínicos de ficção e de questões mais elaboradas para avaliações de alunos, bem como para o desenvolvimento de atividades a serem aplicadas em sala de aula sobre os mais diversos assuntos da Área da Saúde.

Biografia do Autor

Ramilli Maria de Oliveira, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru

Patrícia Carvalho Garcia, Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Coordenadora Auxiliar do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Bauru 

Sandra Heloisa Nunes Messias, Universidade Paulista – UNIP, Câmpus Paraíso

Coordenadora Geral do Curso de Biomedicina da Universidade Paulista - UNIP, Câmpus Paraíso

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Oliveira, R. M. de, Hassunuma, R. M., Garcia, P. C., & Messias, S. H. N. (2024). RAMY, A GAROTA QUE CALCULAVA: APLICANDO O CONCEITO DA PIRÂMIDE DE FREYTAG NO ENSINO DE CÁLCULOS NA ÁREA DA SAÚDE. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 5(4), 36–45. https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4402

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2