FIGHT VIRUS
COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS PREVENTIVOS DE DISSEMINAÇÃO DO SARS-CoV-2 POR MEIO DE UM JOGO
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4209Palavras-chave:
Covid-19, Ensino, Jogos didáticosResumo
Introdução: O Fight Virus (Combata o vírus) é um jogo que foi desenvolvido durante a pandemia causada pelo SARS-CoV-2 com a proposta de ensinar jovens sobre a importância de se seguir as orientações das medidas profiláticas reduzir a disseminação do vírus e evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde. Objetivos: Analisar o jogo Fight Virus e desenvolver uma proposta didática para utilizá-lo em sala de aula como recurso didático no ensino sobre a prevenção da covid-19. Material e métodos: Os textos apresentados no jogo foram traduzidos e a partir de várias partidas jogadas foi analisado como o professor pode utilizar o jogo em sala de aula, sendo propostas algumas discussões que podem ser promovidas de modo a criar um debate sobre a importância dos métodos preventivos da disseminação do vírus. Resultados: Foi desenvolvido uma proposta de utilização do jogo com informações sobre as preparações antes de se utilizar o jogo, os desafios, as pontuações, os locais apresentados, as atividades desenvolvidas e o final do jogo. Conclusões: o jogo Fight Virus apresentou-se como uma excelente ferramenta didática no ensino sobre os métodos preventivos da disseminação da covid-19 e sobre a importância de evitar a sobrecarga de sistemas de saúde. Durante o jogo, o professor pode discutir com os alunos tópicos como: a importância da lavagem das mãos, do uso de máscaras, do isolamento e distanciamento social, entre outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.