CENAS DO ANIME CELLS AT WORK! COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM VÍDEO NO ENSINO DE HISTOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/integrar/rema/4163Palavras-chave:
Ensino, Histologia, Vídeos educativosResumo
Introdução: Durante a pandemia causada pela covid-19, houve uma grande evolução tecnológica especialmente voltada para o ensino remoto. Nesse contexto, a aprendizagem baseada em vídeo foi um dos expoentes de destaque. Um exemplo de vídeo didático é o anime Cells at work!, em que células humanas são representadas de forma antropomorfizadas. Objetivo: Selecionar cenas da primeira temporada do anime Cells at work! que possam ser utilizadas em sala de aula ou no ensino à distância no ensino de Histologia baseada na aprendizagem baseada em vídeo. Material e métodos: Foi realizado um levantamento bibliográfico de estudos já realizados com o anime e foram analisados os 13 episódios da primeira temporada do anime, sendo verificados, em cada um deles, as células apresentadas, suas funções e outras informações relevantes para a área da Saúde. Resultados: Foram selecionadas 72 cenas que apresentam diversas células do corpo humano e suas funções, alguns eventos celulares fisiológicos e patológicos, algumas moléculas (como anticorpos, proteínas relacionadas à coagulação sanguínea, proteínas bacterianas, entre outras), estruturas anatômicas, e outros tópicos relacionados a área da Saúde. Conclusões: A análise dos episódios de Cells at work! demonstrou que várias cenas selecionadas podem ser usadas no ensino de Histologia e de outras disciplinas da área da Saúde. Espera-se que futuras pesquisas aplicando as cenas selecionadas possam comprovar o potencial didático do anime. Além disso, espera-se que novos estudos sejam desenvolvidos analisando também o mangá que originou o anime e a 2ª temporada de Cells at work!.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.