CARTAG

BARALHO DIDÁTICO COM SISTEMA DE REGRAS MÚLTIPLAS PARA O ENSINO DO CÓDIGO GENÉTICO

Autores

  • Fábio Aparecido da Silva Instituto Passo 1
  • Ana Kelly Kapp Poli Schneider Instituto Passo 1
  • Renato Massaharu Hassunuma Universidade Paulista- Câmpus Bauru
  • Patrícia Carvalho Garcia Universidade Paulista - Câmpus Bauru
  • Sandra Heloísa Nunes Messias Universidade Paulista, Câmpus Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.51189/integrar/rema/3856

Palavras-chave:

Doenças genéticas, Genoma humano, Jogos educacionais

Resumo

Introdução: O código genético se refere à correspondência entre uma sequência de três das quatro bases nitrogenadas do RNA mensageiro e um dos 20 aminoácidos. Uma das dificuldades no ensino do processo de tradução é a intangibilidade dos conceitos e a falta de material didático para o ensino ativo. Objetivos: A atual pesquisa teve como objetivo principal a produção de um baralho de códons e de aminoácidos, que possa ser utilizado em sala de aula com diferentes regras e no intuito de alcançar diferentes objetivos pedagógicos. Material e métodos: Foi desenvolvido um kit denominado CARTAG no programa computacional Microsoft PowerPoint®, o qual inclui uma ficha de consulta que apresenta o código genético, um baralho de carta de códons e um baralho de cartas de aminoácidos. Resultados: A partir material produzido foram propostos os jogos “Construindo o código genético” e “Separando os aminoácidos” como exemplos de formas de utilização do kit no ensino do código genético. Conclusões: O material desenvolvido neste estudo pode ser utilizado inicialmente seguindo as regras e objetivos dos jogos propostos pelos autores, porém novas formas de utilizar o kit CARTAG podem ser criadas pelo professor e por alunos, o que torna o material ajustável para a realidade vivenciada pelo professor em sala de aula.

 

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

Silva, F. A. da ., Schneider, A. K. K. P. ., Hassunuma, R. M. ., Garcia, P. C. ., & Messias, S. H. N. . (2023). CARTAG : BARALHO DIDÁTICO COM SISTEMA DE REGRAS MÚLTIPLAS PARA O ENSINO DO CÓDIGO GENÉTICO. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 4(3), 1–12. https://doi.org/10.51189/integrar/rema/3856

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2